sábado, 10 de junho de 2006

Romancing...


O Cine Morcegos de hoje relembra alguns filmes que marcaram as retinas apaixonadas de namorados de todas as épocas. Minha mãe, por exemplo, sempre falava de Doutor Jivago (1965), porém mais pelo "Tema de Lara", da bela trilha sonora de Maurice Jarre e eternizado nos anos 60 com a banda brasileira The Jordans, do que pelo frio clássico do Mestre David Lean. Já uma senhora, um pouco mais velha que mamãe e dona de uma locadora, acabou por me convencer um tempo atrás a alugar Candelabro Italiano, por ter sido o "filme mais romântico" que ela já havia visto... Resultado: quase duas horas de uma xaroposa e vazia excursão à Itália, sem conteúdo nenhum, mas que, de alguma forma, marcara muitas moçoilas daquela época – inclusive minha mãe.

Difícil estabelecer uma "lista padrão" de filmes de Romance, subgênero do Drama geralmente mais lembrado pelas mulheres, com estilos dos mais diversos, que vão desde comédias românticas – como os inteligentes Harry e Sally: feitos um para o outro (1989), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) e A história de nós dois (1999), de Rob Reiner, ou a simpática Sintonia de Amor (1993), com a dupla Tom Hanks e Meg Ryan – até dramalhões lacrimosos – como o clássico setentista do tema mais tocado das caixinhas de música, Love Story (1970), o mais recente Amor além da vida (1998) e sua inesquecível direção de arte digital e, como não poderia deixar de ser, Titanic (1997), fenômeno de bilheteria repleto de clichês no famoso navio naufragado... Como se pode ver, a coisa toda já variou bastante de tom ao longo dos tempos.

Jandira também tem seus favoritos e, depois de ao longo dos anos ter acompanhado comigo todos esses que citei, no ano passado me convenceu a assistir com ela a Diários de uma paixão (2004), filme interessante mais pelo paralelo drama do elenco idoso que pela história de amor adolescente que alinhava o filme em flashback. Já eu, apesar de não tão apetecido pelo estilo, posso dizer que também tenho os meus favoritos – de épocas distintas e com abordagens bem diferentes, ambos são belos e intensos filmes inesquecíveis e atemporais: o primeiro, um clássico absoluto, vencedor de três Oscars e um dos mais completos filmes de todos os tempos, Casablanca (1941), e o versátil, moderno, inteligente e sensível Antes do amanhecer (1995), merecedor de uma igualmente ótima continuação, em 2004, Antes do pôr-do-sol.

O romance, sem dúvida, sempre terá espaço no Cinema, em qualquer época – na profundidade de uma grande história de amor ou na superficialidade de um divertido romance de verão. E, na dificuldade de abarcar este complexo universo em apenas um post, elenco a seguir alguns outros belos exemplares de minhas memórias, como grandes filmes que são, que não poderiam ficar de fora. Engraçado, uma curiosidade que acabei de me dar conta: a maioria das histórias cinematográficas de amor aqui lembradas não têm final feliz... 
 
                             
Comédias românticas (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, 1977), "dramédias" existencialistas (Eu sei que vou te amar, 1986), dramas e musicais trágicos (Último Tango em Paris, 1972; O marido da cabeleireira, 1990; Moulin Rouge - Amor em Vermelho, 2001) e romances trocados (Closer - Perto Demais, 2004): tem estilo de filme de Romance para todos os gostos!
 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran