segunda-feira, 30 de abril de 2012

Agradecido


Jandira comentou comigo, recentemente, sobre uma bela passagem do livro Jorge Amado: Um Baiano Romântico e Sensual, de autoria de uma de suas autoras favoritas, a hoje finada Zélia Gatai (ao lado dos filhos Paloma e João Jorge, com memórias do seu amado Jorge, então recém-falecido), sobre o fato de o famoso escritor baiano sempre enviar um exemplar de um de seus livros para qualquer pessoa que lhe cruzasse o caminho de forma salutar ou lhe prestasse algum favor. Achei bonito e, de alguma forma, identifiquei-me com o romancista: afinal, nesta vida e nesta internet imensas de meu Deus, pelo tanto de gente que já me agraciou com um favor, uma alegria, um presente, a conta não está no gibi... E, sempre que posso, procuro ofertar algum mimo pessoal como forma de modesto agradecimento afetuoso.

Não se trata de mera "retribuição": nem gosto de dizer "obrigado" diante de um préstimo amigo, mas "agradecido"... Devolução forçada como retorno equânime do que foi dado não é da minha natureza! Mas o agradecer, sim, acho uma arte das mais belas, porque retorna o "vasilhame" mais interessante da história toda, que é a consideração, a gratidão... O reconhecimento. Assim já saíram das minhas mãos, além de mimos para filhos de conhecidos, poemas para amigos, crônicas e contos para outras tantas gentes finas e, para todos os bons samaritanos virtuais em geral, ao longo de todos estes anos com os Morcegos, ao menos umas singelas postagens especiais...

Assim foi, por exemplo, com o excelente livro "Viagem ao Crepúsculo", espécie de "diário de viagem jornalístico" sobre a realidade nua e crua do lutador povo cubano vivida na pele pelo jornalista (e mochileiro) Samarone Lima, que me enviou um exemplar desta sua obra, por intermédio da amiga Walda "Santa Boca de Olinda", para que eu, por aqui, contactasse outros jornalistas numa possibilidade de arranjar-lhe lançamento nestas terras rebeldes ludovicenses (apesar de minha empreitada não ter sido bem sucedida, dediquei-lhe um 'post' especial sobre o excelente livro aqui). Ou quando, para agradecer à gentil Lelinha Pimentel por um 'layout' novinho de então, dediquei-lhe um poeminha, "Vestibular", por sobre aquele seu período mais conturbado da fase de estudos, numa antiga postagem.

Mas isso foi há muito tempo  sim, porque, de alguma forma, o tempo vem me tornando tão acomodado e distante... Jamais rendi uma justa e digna homenagem, por exemplo, à querida Letícia, de 4 aninhos, por exemplo, que tão gentilmente escolheu uns lindos livrinhos do Ziraldo para que sua mãe Marina Queiroz, enviasse para minha doce Isabela ("Dê um bombom a um filho meu e adoce minha boca para sempre"!): nem mesmo uma cartinha (tal como ela fez, endereçada a minha família) enviei-lhe de volta, jamais... Obrigado Retrato Falante! Ou, melhor dizendo: agradecido de coração, a vocês duas – Isabela adorou o presente!

Outra pessoa com a qual ando em falta: recebi da afável gaúcha Suzane Weck, no final do ano passado, o seu ótimo disco L-O-V-E, produção própria, com arranjos do marido e pianista Roberto Nogueira. Tudo bem que não necessariamente "ganhei": passei por uma "prova dificílima" em seu blogue, conseguindo responder uma das duas perguntas de um questionário natalino sobre Música e Cinema (já fui melhor...)! Mas, como a gentileza da Suze é grande (tampouco me lembro de alguém ter respondido seu quiz além de mim, ré, ré), acabei por receber, no conforto da minha casa, um CD que é uma legítima viagem ao tempo da minha adolescência, quando então descobria Frank Sinatra, Nat King Cole, Tony Bennett, Dean Martin, Billie Holliday... E lá estava a Suze, cantarolando clássicos como The very thought of you, Night and Day e The Man I Love, com seu excelente talento vocal, em seu Inglês afetadamente afrancesado nos 'R's e com sua voz bela e marcante: todos aqui em casa gostaram  só faltou dispor uma de suas canções por aqui para que a homenagem fosse completa...

Terreno mais coletivo este da 'internet': ganhei até "obra virtual" – o Morcego, que encabeça a coluna lateral deste 'layout', é da grande artista Beti Timm (que, inclusive, enviou este quadro para mim, de presente, mas os Correios perderam pelo meio do caminho...) e jamais agradeci à altura; ganhei mesmo uma "mainha virtual", a Márcia Clarinha, quando, em tempos idos, houve praticamente uma família Morcegos... E por assim vai: tanta gente que ajudou a erguer este espaço: o meu agradecimento...

O que dizer, então, da minha entrada nesta "máquina de fazer doido" virtual da rede mundial, que se deu graças à dileta amiga de infância Adriana? Ela não só me presenteou com o espaço (ainda no extinto Weblogger) e com o 'layout' dos Morcegos (na época, www.dilbertolrosa.weblogger.com.br), como ainda me ofereceu, para a prática da escrita semanal diária, uma coluna em seu então prestigiado e hoje extinto blogue ("Coluna, Adriana? Só conheço a 'vertebral'! 'Taí' um bom nome...") e só recentemente, no ano passado, pude ofertar-lhe um mimo à altura da minha gratidão: a reunião, impressa e encadernada por mim (porque ainda não publiquei nenhum livro...), das colunas Vertebral dos idos de 2004 (acrescidas de algumas boas "crias" já do tempo do Blogspot), por ocasião do seu aniversário...

Porque agradecimento é tudo! E porque hoje os Morcegos completam 8 anos de existência cercados de pessoas bacanas em torno destas palavras soltas a esmo neste universo virtual, o meu agradecimento, de coração, a todos, que vou partir já tão sem tempo que só vim para o aniversário faltando cinco minutos para o fim do dia 30 de abril, os Morcegos partem hoje por tempo indeterminado e voltam na próxima temporada, ainda este ano... Vou ali tentar encher uns vazios que restam, botar uns trabalhos em dia, estudar umas coisinhas bem atrasadas e rir a valer com a minha linda Isabela...

Agradecido!
|

18 comentários:

Marina Queiroz on 1 de maio de 2012 às 02:24 disse...

Dilberto
Estou sem palavras, viu?
Agora, meus olhos marejaram e fiquei sem ação de escrever algo mais elaborado que um simples e sincero "OBRIGADA"!!!!
A gente conhece as boas pessoas mesmo com uma tela de 14" nos separando,e vc e sua família são dessas, que fazem a nossa existência valer a pena....Foi um privilégio para mim conhecer você, acredite, um dia nossas filhas vão diminuir esta distância quando se conhecerem pessoalmente!
Felicidades!!!!!!!!!!!!!!!

(depois volto pra escrever uma coisa mais decente, é que chorei muito, de verdade)

Ricardo Campos disse...

Oi Dil,

De forma singela, agradeço seu pequeno espaço, um blog que entre idas e vindas, sempre nos trouxe belos textos, boa cultura, com um tom crítico diversificado sobre todos os assuntos. Que o seu retorno seja tão especial quanto está sendo essa despedida. Não se apresse a voltar. Cuide daquilo que é mais especial a você, com dedicação e foco. Até a próxima!

Jota Effe Esse on 1 de maio de 2012 às 13:51 disse...

Vá, Dilberto, mas volte assim que puder, precisamos de você neste espaço. Meu abraço, e boa sorte.

ANTONIO NAHUD on 1 de maio de 2012 às 14:44 disse...

Dilberto, desculpe-me pelo "Edilberto". Foi falha técnica... rs... O Jorge Amado - sou da terra dele, Ilhéus - era muito generoso, delicado, humilde... Ele respondia a todas as cartas ou bilhetinhos dos leitores. Um figura ímpar num universo (o literário) tão vaidoso e arrogante.

O Falcão Maltês

Claudinha ੴ on 1 de maio de 2012 às 16:28 disse...

Olá Dil! Sempre gostei muito de Zélia e até dediquei um post a ela, faz um tempo. esta ideia de presentear é muito linda mesmo. Presentes caros como este que vem do coração, como o da menininha que presenteou sua Isabela, não há o que pague, são caríssimos, no mais belo sentido da palavra!
O presente aqui hoje é o aniversário, os oito anos do blog. Parabéns a você, às suas linhas e todos os cantinhos recheados de links, vídeos e canções.
Um beijo!

Paulo Telles on 1 de maio de 2012 às 16:38 disse...

Oh meu nobre...

Não tenho palavras para expressar o quanto vc é rico de sentimentos inigualável a seu saber.

Espero que volte logo para nos brindar com primorosos tópicos em seu blog e estou a sua disposição, meu amigo. Meu email é filmesantigosclub@hotmail.com, se quiser trocar algumas idéias.

Abraços e boa sorte em seus projetos.

Paulo

Gilberto Carlos on 2 de maio de 2012 às 10:20 disse...

Dilberto, tomara que o Morcegos volte logo à rede para fazer a nossa alegria. Eles vão fazer muita falta.

Márcia on 2 de maio de 2012 às 10:48 disse...

Dil filhote,
obrigada por me eleger mainha, por me escolher amiga, por dedicar palavras doces e respeitosas.

Seu Morcegos é referencia na blogosfera, volte logo.

Que seu tempo na real seja grande para afagar Isabela aproveitando cada risada e descoberta que os filhos nos proporcionam, inesquecíveis momentos.

Curta sua amada Jandira, companheira merecedora do seu declarado amor.

Leia, estude, usufrua do saber pois é a unica coisa que nos resta quando não resta mais nada.

Seja feliz filhote.

Aguardo seu retorno.
Beijos carinhosos
Sua mainha Márcia(clarinha)

Luci on 2 de maio de 2012 às 12:45 disse...

mais importante é o sentir-se agradecido, Dil.
engraçado, não sabia que morcego hibernava...rs!!!
volte aqui qdo estiver com asas novas.
nós aguardamos!
bj
ps: mas vamos continuar a falar de cinema e outros assuntos por lá...

Beti Timm on 3 de maio de 2012 às 12:55 disse...

Querido Morceguinho

parece que foi ontem que cheguei no teu cantinho tão especial e assim começou minha trajetória em algo muito bom e inteligente. A partir daí nasceu uma grande amizade que cultivo com carinho e muita honra. Fico imensamente feliz por estar entre os que lhe são queridos e sempre será um prazer estar ao teu lado. E olhando tua foto vejo que o tempo passou, que fortificaste uma família bonita e muito me orgulho de ter participado destes teus momentos.
Obrigada pelo carinho e digo que os Correios perderam trabalhos que te mandei, mas outros irão para compensar as perdas.
Volte logo pois ficará uma lacuna insubstituível na internet.
Beijão e já com saudades.

Jandira Rosa disse...

'Vasilhame da gratidão', é? Que bonito, meu amor!! Bastou eu ler esta parte pra me emocionar com este texto tão bacana, tão singelo e tão Dil... A gratidão não é para todos. Somente para os grandes e puros de coração. E tu és assim, momô: grande, puro, gentil e amoroso! Obrigada por tudo. Te amo.

Claudinha ੴ on 13 de maio de 2012 às 16:49 disse...

Enquanto não volta...
Aproveito para deixar um beijo grande para a super mamãe Jandira e pra super filha!

Ricardo Miñana on 16 de maio de 2012 às 18:34 disse...

Interesante espacio,
te dejo mis saludos.
feliz semana.

Jens on 26 de maio de 2012 às 17:39 disse...

Gestos assim nobres, camarada Dilberto, trazem alegria ao verbo viver. São pequenas gentilezas que revelam carinho, respeito e amizade - sentimentos que jamsis deveriam sair de moda.
Um abraço e parabéns pelo oitavo aniversário do Morcegos. O guri está ficando taludinho.

Felipe Rocha on 27 de maio de 2012 às 14:42 disse...

O Cinéfilos está comemorando 1 ano de existência!!! Passe por lá pra dar aquela força!!

http://cinefilosdeplantaobr.blogspot.com

Anônimo disse...

You ought to be a part of a contest for one of the highest quality websites on the net.
I will highly recommend this website!

My web blog: quantrim diet pill

Anônimo disse...

If you consume more than you excercise, you are not going to lose
weight. Breastfeed mom will lose 500 calories a day and also give their baby a good and balanced nutrient.
It is claimed that you can lose between 8 and 13
pounds within the first two weeks, and then a respectable 1-2 pounds
every week after that.

Also visit my web blog :: weight management guru

Anônimo disse...

I feel that is one of the such a lot significant information for me.
And i am satisfied studying your article. But wanna statement on some normal issues, The web site style is great, the articles is truly nice
: D. Excellent activity, cheers

My page :: what quantrim is made of
my web site > quantim

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran