segunda-feira, 6 de março de 2006

E assim foi o Oscar

"Não é sempre que Hollywood se ocupa em refletir sobre os temas do seu tempo, mas ocasionalmente isso acontece! Esse é o nosso papel, não é? Refletir a sociedade, e não liderá-la?" George Clooney

Festa para os pinguins, pelo Oscar para o belo documentário A Marcha dos Pinguins.
Crash na montanha! Assim "fica difícil aqui para o cafetão": isso lá é canção para Oscar?! Realmente, a terra do Jazz e de Hollywood anda muito a desejar em termos de música... Acredito que palpiteiro algum em qualquer bolão teria arriscado suas fichas no simplista Crash - no limite, que chegou a ser vaiado no Festival do Rio por uma plateia insatisfeita com certos maneirismos polêmicos... Mas tudo bem: ganhou a Academia, com um ano de mais conteúdo social e político em suas escolhas. 

Decerto que injustiças homéricas ainda são cometidas, especialmente com alguns filmes que ficaram de fora, como o interessante Marcas da Violência, do mestre Cronemberg, ignorado pela premiação (assim como o inovador Kill Bill vol. 1, anos antes). Ou, como no caso do sensível O Jardineiro Fiel, indicado para 4 prêmios (e vencedor de Melhor Atriz com Rachel Weisz), mas preterido em categorias em que merecia concorrer, como a Melhor Filme e Direção, para Fernando Meirelles. Ou, ainda, Batman Begins, bem acima da média de um "filme de super-herói", mas só indicado em categorias técnicas...

De qualquer forma, o resultado geral foi bom, com um maior realismo dando o tom geral da festa, desde os indicados até os premiados: apesar da pouca emoção e cada vez mais apressada, sem muitos números musicais e com discursos bem corridos (foi a que terminou mais cedo, 1:23 h: bons tempos em que me fazia dormir lá pelas 3h da manhã...), a cerimônia foi sóbria (valeu o humor discreto de Stuart, com boas piadas no telão, como a dos lobbies dos indicados) e cumpriu seu papel de denuncismo social na conservadora era Bush. 

Além do meu lamento pela injustiça na escolha do melhor diretor, que cabia a George Clooney (que imprimiu impressionante ritmo ao grande roteiro de Boa noite e boa sorte), resta, por fim, o imenso desrespeito da Rede Globo de televisão, que só iniciou a transmissão lá pela sexta ou sétima premiação, depois de todas as imbecilidades dos big brothers sem falar nos apresentadores nada inspirados, que cortavam as falas dos reais apresentadores da cerimônia sem falar no corte abrupto do final, sem direito à despedida de John Stewart!
 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran