sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Post Comunitário: Academias!

Apesar de já ter participado do "post comunitário" da Micha, pela primeira vez tenho uma proposta aceita pela amiga virtual, uma vez que passo bastante por este "tema" atualmente... Só fiquei pensando na ideia dela sobre academias de ginástica só para garotas: com certeza, o cheiro seria bem melhor que aquela sudorese insuportável da macharada tão comum nesses ambientes! Sem falar que não faltariam currículos masculinos para as vagas de instrutores!
Torturas em série!

Academia: ame-a ou deixe-a... Ou arranje uma amante para os fins de semana!

"Academia"... Pelo nome, não faz muito tempo, facilmente se pensava logo num espaço intelectual, onde se discutiriam ideias, teses e axiomas, tal como universidades e agremiações artísticas ou científicas. Entretanto, ao longo dos anos 80, aos poucos esta concepção intelectual do termo foi cedendo espaço para ambientes voltados exclusivamente para o físico, em tempos em que anabolizados Stallones Rambos, Schwarzeneggers Conans e Van Dames Kickboxers, emoldurados no alto de grandes paredes, passaram a ser os "mestres" a inspirar jovens de todos os formatos a bombar seus corpos com todos aqueles músculos salientes.

Pô, Jane: assim é Fonda!
Sem esquecer, na mesma época, a revolução causada pelas fitas de fitness das séries selfmade workout (quantos estrangeirismos!), tão procuradas nas locadoras pela mulherada e que deram origem aos primeiros booms de coroas que ansiavam em ter o corpo remoçado da Jane Fonda! E, assim, os anos 90 passaram a presenciar as academias de musculação como "males necessários" para todos os sexos e idades, com o incremento do cooper e dos concursos de aeróbicas nos shopping centers, o que levou tudo à estabilização de uma verdadeira "instituição" nestes anos 2000...

Quanto a mim, nunca fui grande adepto dessa academia: minha primeira vez neste diferente "universo acadêmico" da malhação foi por necessidade, alguns anos atrás, devido ao aumento inesperado das taxas de colesterol ruim e de glicerídeos, durante o meu segundo "período de engorda", aos 27 anos, justamente naquele tempo de consolidação do sedentarismo do escritório, do computador e do DVD aos domingos... A "primeira engorda" havia se dado na passagem dos 17 para os 18, entre o fim do segundo grau e a faculdade, aquele tempo dos nissin miojo de final de noite para aguentar as madrugadas de estudo ou encerrar, antes de dormir, comendo algo depois das cervejinhas das intermináveis festas de despedida do terceiro ano (ou, posteriormente, das inúmeras comemorações pelas aprovações nos vestibulares)!

Assim lá ia eu, quase que arrastado pela minha então namorada Jandira, hoje noiva, para aquela espécie de nova escolinha para marmanjos sedentários, onde já podia me sentir desesperado, tal como um guri que tem que encarar pela primeira vez o assustador mundo do jardim de infância... Supinos, esteiras, bicicletas ergométricas, pesos e todas aquelas parafernálias que mais pareciam objetos de tortura modernizados me causavam cansaço só de olhar, juntamente com aquele monte de gente se exercitando e fazendo caretas a cada esforço... Não tinha mais volta, afinal, tinha que me cuidar!

Confesso que o ambiente da academia escolhida facilitou muito minha adaptação naquele difícil "início de vida nova", bem diferente do ritmo desumanizado normalmente visto nesses estabelecimentos, Pausa para um comercial (vai que o blog ganha patrocínio ou consigo desconto nas mensalidades...): na Personal Trainning do Maranhão Novo pude encontrar ótimos instrutores, realmente atenciosos em corrigir meus erros e posturas. Lá, até a música é em volume razoável e com gêneros alternados (embora ainda predomine o "bate-estaca" e o tal R&B atual, pra deixar todo mundo acordado), o que agrada a todos, dos garotões e garotonas sarados aos casais mais velhos sem maiores pretensões que manter a saúde, um "ambiente familiar", como no justo dizer do proprietário e instrutor Sálvio Honorato.

Mesmo com todo aquele clima amigável, as máquinas e equipamentos nunca souberam relacionar-se direito comigo, o que levou ao rompimento do meu primeiro "casamento" com as academias... Sentindo-me "livre" novamente depois de cinco meses de torturas repetitivas semanais, passei, por um tempo, a manter uma rotina de caminhadas de cooper e jogging (ai, ai) a fim de assegurar as conquistas na saúde, obtidas naquele curto tempo de academia. Bom, pelo menos foi isso o que tive de prometer a Jandira para conseguir minha "alforria" da academia... Mas, preguiçoso confesso que sempre fui, depois de alguns meses de "caminhadas forçadas", também ao lado de minha noiva e "dublê de personal trainner", aproveitei um momento de distração em sua vigília e também abandonei as caminhadas, durante um período em que ela não me pôde acompanhar devido a um curso noturno!

Porém, como todo casamento moderno que se preze, depois de pouco mais de um ano tive uma "recaída" e "reatei" com a academia, por força de mais um "período de engorda" e novas taxas ruins (meço 1,82 e pulei dos habituais 86 para 92 kg)! Assim, independentemente de novo check-up (tradução: novos alardes familiares!), voltei à Personal há cinco meses e, graças a Deus e às "torturas" (exagero meu: já até consigo ter prazer com alguns daqueles exercícios repetidos...), consegui recuperar o meu peso e me manter firme numa razoável disciplina de três vezes semanais (sem esquecer o "firme" dos meus bíceps e tríceps que aos poucos voltam à ativa, é claro).

Embora haja, hoje em dia, muitas atividades recreativas numa academia além da boa e velha "malhação", ao ver um número cada vez maior de garotos e garotas tão novos em espaços de musculação, normalmente sem necessidades reais de perderem ou de manterem pesos, dietas ou rígidas disciplinas corporais, sempre me pergunto se não se trata, de fato, de uma tendência ao masoquismo desta geração, sempre em busca de modismos como o mais novo nominho em Inglês num interminável processo de narcisismo, em meio a inúmeros outros "ismos" gerados e alimentados cada vez mais nos atuais e condicionantes tempos globais... Academia: ame-a ou deixe-a! Ou, numa relação mais atualizada, ame-a, mas sem exageros, que é pra não abusar, e mantenha uma vida paralela de sedentarismo com algumas amantes, como cerveja, petiscos, massas e vinhos nos finais de semana!
|

1 comentários:

Anônimo disse...

http://netpnichen.la2host.ru/04-2009.htm self-settled trust and bankruptcy exemptions http://enrupme.la2host.ru/avto-spetstehnika.htm sunrise assisted living filing bankruptcy http://opcosless.la2host.ru/lindi_30-12-2008.html ct bankruptcy attorney http://bezzcentlin.la2host.ru/mashinist-bashennogo-krana-moskva.html xm radio bankruptcy http://vialojou.la2host.ru/lindi_22-12-2008.html bankruptcy alberta http://vialojou.la2host.ru/kupim-ekskavator-ekg.html how to file bankruptcy http://corfidow.la2host.ru/64-gerosio.html bankruptcy attorneys in lithonia ga http://samocon.la2host.ru/pagesto_10.html bankruptcy attorneys in jacksonville fl http://densrecan.la2host.ru/lindi_15-09-2008.htm free bankruptcy public record search
http://corfidow.la2host.ru/53-gerosio.htm us bankruptcy court http://infritac.la2host.ru/01-2009.htm did phillips file bankruptcy http://prerertic.la2host.ru/lindi_04-12-2008.htm bankruptcy richard h sweat jr

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran