sexta-feira, 21 de maio de 2010

Isto são outros 30 anos...


Quase na hora de sair para nova lida à tarde e minha mãe, que atualmente adentra cada vez mais os mistérios desta grande rede mundial de meu Deus, telefona estranhada: "Filho, tem um bichinho que 'tá aparecendo no Google, como se fosse aquele joguinho..."; "Google? Não sei, mãe, não tenho visto esse 'site' esses dias..."; "É, né? Mas o que será... Por que 'tá aparecendo isso, hein?"; "Sei lá, mãe... devem ser aqueles tipos de "cabeçalhos comemorativos" de alguma coisa; a senhora não se lembra dos Jogos de Inverno, quando cada dia era uma modalidade?"; "É, como na Semana da Pátria também, deve ser... Mas será que dá p'ra jogar?"; "Com certeza, não, mãe!", no que mal sabia eu que, em comemoração a outro aniversário especial do mês de maio (depois, é claro, do meu, no último dia 13, e do lançamento de Star Wars - Guerra nas Estrelas, no próximo dia 25, ambos com 33 anos!), o Google, de uma forma bem original (o famoso labirinto onde eram distribuídos os personagens e as pílulas foi formado em torno das letras do famoso 'site' de busca), celebrava neste dia 21 os 30 anos de um ícone mundial, não só dos 'games' ou dos anos 80, mas verdadeiro símbolo de uma geração que nascia para os jogos eletrônicos: Pac Man! E, sim, dava para jogar no próprio Google (corra enquanto o 'site' ainda disponibiliza esta atração inédita)!

Enduro, River Raid, Asteroids, Pitfall, Freeway, Keystone Cops, da Atari, são alguns dos mais memoráveis jogos da era 2D dos anos 80, para bem além dos traços quadrados dos "paredões" do final dos anos 70 e muito antes dos atuais GTAs de hoje! Mas, de todos, era pelo Pac Man que havia um carinho especial pelas mais variadas idades (lembro-me mesmo de minha mãe ensaiando jogar algumas vezes - claro que, com ela, aquela bendita "musiquinha do fracasso", sonzinho até hoje repetido pela boca dos mais saudosos, sempre tocava rapidamente...)!

Engraçado é que não só minha mãe como todos lá em casa nunca chamamos de Pac Man a bendita "boca faminta" por pílulas e fantasminhas, que tanto ameaçavam como se desintegravam (o que dependia da "habilidade" em comer as pastilhas brilhosas e correr atrás dos bichos, que então passavam a fugir): nós o chamávamos de "Come-come"! E não por um aportuguesamento obrigatório dos anos 80 (bem diferente de hoje, onde as crianças já nascem bilíngües para filmes e jogos 'made in USA'), mas, sim, pela influência de um "rival" do famoso Atari: o Odissey (1983, Magnavox/Phillips) foi pioneiro mundial no mercado de 'videogames' e, aqui no Brasil (onde obteve sucesso maior até do que obteve nos EUA), tornou-se bastante popular "abrasileirando" títulos estrangeiros, como, além do citado "Come-Come" (K.C.'s Krazy Chase!), os mais queridos eram "Senhor das Trevas" (Demmon Atack) e o mais-que-brasileiro "Didi na Mina Encantada" (o então retumbante sucesso dos Trapalhões substituía o título original Pick Axe Pete!) - versões que, logo em seguida, ficariam famosas através do esmagador Atari com Pac Man, Megamania e Montezuma's Revenge + Donkey Kong, respectivamente.

Curiosa e coincidentemente, o recente saudosismo dos Morcegos diante da idade e das novas responsabilidades, quase em tom de despedida, no 'post' do último dia 10 (Saudosa Loucura, visualizado abaixo), já trazia fotos de uma relíquia: meu videogame Atari, fotografia constante do álbum "Anos 80" de meu Flickr - aparelho que ainda funciona, apesar de eu não mais jogar, devido a problemas com as "torres" dos contoles...! Relíquia sagrada de memórias em gráficos pueris (bem longe da violência explicitamente realista de hoje) e de jogabilidade simplicíssima - afinal, não importa quão modernos tenham ficado os 'videogames' (inclusive com versões atuais do Pac Man em jogos em 3D): o gosto mais saboroso é sempre o da lembrança revivida de momentos simples, como este avivado hoje, em que meu irmão Dilemberto, minha mãe Dilena e eu jogávamos "Come-Come" com o Pac Man do Atari, enquanto meu pai achava tudo aquilo uma grande "besteira tecnológica" (enquanto esperava, resmungando, a desocupação do então único televisor da casa para ver os noticiários)...


Vestígios de estranhas e antigas civilizações: os Pac Men estão entre nós há mais tempo do que possamos imaginar...
|

21 comentários:

Ricardo Campos disse...

Oi Dil,

Atari é também uma boa lembrança minha do passado. Foi meu primeiro videogame. Pac Man é um clássico! Mas pelos seus últimos post, você quer voltar ao passado. Agora entendi o porquê da trilha que rola no seu blog (De Volta ao Futuro). Reviver o passado para pensar melhor o futuro? E um grande futuro você tem, meu amigo. Só queria que não acabasse com o seu blog. Queria iniciar uma campanha! Não ao fim dos Morcegos! Continue!!!!Continue...

Dilberto L. Rosa on 22 de maio de 2010 às 12:58 disse...

Obrigado pelos gritos roucos de um homem só, Ricardo, mas não será nescessária a tal campanha: a despedida será por tempo ainda indeterminado, porém momentânea (aguarde o "último 'post'" desta "temporada" no próximo dia 25) - só o tempo de arrumar a vida, a mente e as fraldas de um novo e lindo sorriso lindo! Abração!

Canto da Boca on 22 de maio de 2010 às 17:26 disse...

Boas lembranças, esse é só mais um motivo de minha admiração pelos Morcegos.
Ataria foi meu primeiro jogo, junto com minha primeira filha, brincávamos eu e ela... Até outro dia esse game estava por aqui rolando de armário em armário.

Um abração Dilberto, desjo-lhe dias intenos e felizes, sempre!

Helô Müller on 22 de maio de 2010 às 19:30 disse...

A volta ao passado, do que foi bom pra nós, é sempre uma viagem divertida e super válida! Afinal só sentimos saudades de quem amamos, e do que nos fez felizes, um dia... O que foi ruim, insistimos em ignorar, não é verdade? ( mesmo que não consigamos, como gostaríamos... mas tb faz parte de nossas vivências, é claro! rs )
Pensando em se afastar do Blog, por um período limitado?? Tudo bem... ainda mais que são por "fraldas nobres" !! rs ( leia-se: "motivos" nobres... rs ) Mas, volte logo a este Mundo Blogal! A qualidade faz falta, sempre!!
Beijão pra ti e um belo de um domingão!
Helô

Poeta Mauro Rocha on 22 de maio de 2010 às 20:08 disse...

"Ola!! Respondendo a pergunta:será que o amigo poeta poetiza sobre uma antiga máquina de escrever ou foi apenas saudosismo poético?!"

Na verdade as duas opções!

Mas saudosismo é isso que o Google fez, e que seu texto comenta de uma maneira que não há como voltar e brincar com esse jogos e outras coisas tão bacanas e que não esquecemos nunca.Eramos felizes e sabiamos!


Abração!

Adriana B. disse...

adorei o post! eu tb joguei o "come-come" no Google, pena que já saiu do ar. Dil, tem um site com muitos jogos de Atari, dá pra matar as saudades dos joguinhos. O endereço é http://jogosdeatari.com.br/

bjos

Dilberto L. Rosa on 23 de maio de 2010 às 19:44 disse...

Já joguei algumas vezes, Adriana, mas no PC não é a mesma coisa que jogar com aqueles controles em frente à TV...

Anunciação on 23 de maio de 2010 às 21:39 disse...

Tenho uma certa frustação porque nunca aprendi esse joguinho,nem qualquer outro;e não é porque não goste de jogos;é pq não aprendi,não tive contato mesmo;só via outras pessoas jogarem;me sinto estranha por causa disso.

Lu_MCordeiro on 23 de maio de 2010 às 23:52 disse...

Oi,Dil, vc vai se afastar por qto tempo?Ah,rapaz,mesmo que seja por causa mais que nobre,não demore mto.É tão frustrante ver o blog dos amigos congelado! Qto aos joguinhos,nunca me interessei por eles.E não sei pq.Já baixei mto xadrez grátis pq adoro,mas levei cada surra!
Bjs grandes,amigo. Fico no aguardo de sua volta.

Dilberto L. Rosa on 24 de maio de 2010 às 00:38 disse...

Não se afobe, não, Lu: meu último 'post' só será no próximo dia 25...

Anônimo disse...

Eu também chamava o pac man de "come-come"!!!
e o river raid, jogo até hj, pelo computados o portal TERRA disponibiliza.
Boa semana, menino crescido!!

Dany on 24 de maio de 2010 às 10:56 disse...

Oi, Dilberto!

Em primeiro lugar, quero agradecer a sua visita e o seu comentário!

Sobre o seu post, meu coração bateu mais mais forte ao ler River Raid... Ô, época boa... Eu tb jogava "come-come" no meu Atari! Saudade...

Seu blog é mt legal. Prabéns!

Vou te seguir.

Abs,
Dany

Érica on 24 de maio de 2010 às 15:36 disse...

Todo carnaval tem seu fim... Até o próximo surgir no horizonte. E por ai vai. Só não dá para não achar triste não saber mais das idéias e pensamentos que permeiam tua mente, tão sagaz e brilhante. Ainda que por tempo indeterminado, fará falta sim, e muita. É... Igual aos games, sejam Ataris ou Gtas, surgem os obstáculos, a gente ganha, e o estágio muda... Sucessivamente, ao infinito e além.

Volta logo!!!

Até mais....

Micha Descontrolada on 24 de maio de 2010 às 16:54 disse...

caraca...eu amava atari. ontem mesmo marido perguntou o q achava de comprar wii, falei q por mim não fazia questão, pois não iria jogar, mas se ele quisesse, tdo bem.
falei: se vc disesse q ia comprar um atari, eu ia pular de alegria. saudade de river raid, ,megamania, pit fall, travessia das galinhas (esqueci o nome), 6a. feira 13, enduro.... ai ai.

Obrigada pelo carinho no meu aniversário!
Trouxe um pedaço de bolo pra você.

_______________0__________00000__00
________0_____000_____0___0000000_00
_______000____000____000__0000000000
_______000_____I_____000___00000000
________I_____ 000_____I_____000000
_______000____000____000_______0
_______000____000____000_______0
_______000____000____000______0
_______000____000____000_____0
_______000____000____000____0
___0000000000000000000000000
___0000000000000000000000000
___0000000000000000000000000
___0000000000000000000000000

beijosssssss

layla on 24 de maio de 2010 às 17:39 disse...

então...eu, ainda que, com mais afazeres do que horas no meu dia, não resisti, como tenho o google como minha página inicial, todas as vezes que acessava a Net, tinha que jogar o pac man e assim relembrar anos felizes da minha infância...

Sei que estou sumida, mas vou lamentar muitíssimo caso vc "feche" Os Morcegos, (não me canso de ler o belo poema que está no seu perfil...) mas, pelo que li agora, acredito que vc só estará tirando umas férias...certo? espero que sim...

um beijo e gostei por demais do visual do blog.

Marcelo on 24 de maio de 2010 às 17:46 disse...

Não tive os jogos mais adoro ...adorei a foto da pré civilização net e Muito muito Feliz aniversário com muita paz, luz e prosperidade!

abs

Anônimo disse...

Nossa eu e meu irmão jogávamos muito. Meu jogo favorito era o seaquest e tênis q sempre ganhava dele.. hahahaha
Big Beijos

Batom e poesias on 25 de maio de 2010 às 14:29 disse...

Sumida não, querido...

Eu estava esperando completar 13 dias apartir da data do seu niver para vir comentar... (Numerologia)

:)

Feliz aniversário atrasado!

beijocas
Rossana

Scorpys on 25 de maio de 2010 às 15:34 disse...

Menino ao ler teu post ri de mim mesma,sabe que quando vi o google com este jogo fiz a mesma pergunta pra minha filha...rsrs.Eu e sua mae ficamos assustadas e eu tb queria jogar...rsrs.Não vei embora ne?Seu blog é bom demais pra fechar,Fica,fica,fica..rsr.Tenha uma semana deliciosa,
beijussssssssss

Marco on 26 de maio de 2010 às 14:34 disse...

Rapaz! Eu vi! E joguei algumas partidinhas. Não sou muito chegado em jogos eletrônicos, mas o come-come (no meu tempo a gente chamava assim...) eu até gostava.
Sem dúvida, um verdadeiro ícone dos anos 80, uma antiga ternura de muitos.
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Miri on 10 de junho de 2010 às 14:03 disse...

Confesso que voltei no tempo quando eu vi o"come-come" estampando o layout comemorativo do Google.

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran