domingo, 27 de dezembro de 2009

"Levado com o vento...":
Um Outro Crepúsculo...


Este finalzinho de 2009 ainda reservou uma última e deliciosamente nostálgica lembrança: ...E o vento levou completou 70 anos no último dia 15... Mas o que fez desse filme um clássico tão amado e lembrado por tantas gerações? Pela razão de ser então o maior orçamento cinematográfico (mais de 4 milhões de dólares) e milimetricamente preparado pelo produtor mão-de-ferro David O'Selznick (com uma campanha de publicidade iniciada três anos anes da estreia do longa)? A inesqucível música de Max Steiner (satirizada no encontro entre Dona Florinda e Professor Girafales no seriado mexicano Chaves)? Ou foi por causa da expectativa da adaptação do maior 'best-seller' da década de 30, livro homônimo de Margareth Mitchell sobre um tema caro para os norte-americanos: a Guerra da Secessão? Ou seria pela apelo romântico dos heróis Scarlett O'Hara e Rhett Butler, mocinhos atípicos, que viam seus personagens crescerem ao longo de quase 4 horas de projeção? Tudo isso somado ao fato de o filme ser realmente bom, com seus cenários grandiloquentes, sua fotografia inesquecível e todas as suas inovações tecnológicas?

A verdade é que só grandes filmes se tornam clássicos e mesmo a longa projeção (que, curiosamente, não cansa), os problemas com a megaprodução, que se refletem especialmente na metade final do filme, com alguns atropelos de narrativa (...E o vento levou foi concluído por Victor Fleming, mas dois outros diretores passaram pelo projeto: Cukor e Wood) e com o canastrão Clark Gable (antes desse genial personagem, seu melhor papel havia sido no excelente Aconteceu naquela noite, de Frank Capra) e com a normalmente teatral Vivien Leigh (seu melhor papel no Cinema seria no também teatral, porém excelente, Um Bonde Chamado Desejo, ao lado de Brando), a produção mereceu seus 10 Oscars e, sem dúvida, mesmo longe de ser o maior filme já feito, é um divisor de águas e uma página à parte da História do Cinema mundial!

Dois tristes capítulos à parte: Clark Gable morreu aos 59 anos, vítima de um ataque cardíaco e triste pela trágica morte de sua bela esposa Carole Lombard... Já a linda Vivien Leigh, endeusada pelo papel de Scarlett e pela aparentemente perfeita vida pessoal (casada com um dos maiores atores teatrais-cinematográficos, Sir Lawrence Olivier), acabou seus dias menos parecida com a heroína sulista de ...E o vento levou e muito mais próxima da louca Blanche DuBois, de Um Bonde Chamado Desejo (ou uma Rua Chamada Pecado, como foi lançado originalmente no Brasil em 52): maníaco-depressiva pelo excesso de paixão em tudo que fazia e por ser uma 'workahoolic', Vivien acabou abandonada por Olivier e, após dolorosas variações nervosas de desequilíbrio emocional e severos tratamentos de choque, morreu tuberculosa e envelhecida com apenas 53 anos... Tragédias dignas de qualquer folhetim adorado por décadas...
|

3 comentários:

Игорь on 28 de dezembro de 2009 às 19:58 disse...

Olá Dilberto !!

Caramba que post inspirado .

Não sabia que Gable e Vivien tiveram um fim tão trágico .

Agora deu vontade revisitar este filme .

Abração

Ruby on 29 de dezembro de 2009 às 09:55 disse...

Depois de tanto terror com o fim grátis do haloscan o que ainda ão aconteceu, vamos lá, vou deixar aqui também.
Dilberto, obrigada pela resenha. Você não imagina o quanto eu amo esses filmes, tenho todos em DVD, apesar de não gostar muito de um bonde chamado desejo e de saber da vida da Vivien (Viv, sou íntima) ganhei uma biografia dela agora de natal. Partiram cedo os dois, so restando Olivia-Melanie, chegando quase aos 100 já. Grande clássico, que aliás bem lembrado antes o ano de 39 foi marcante pro cinema clássico da old Hollywood. Amei seu post.
Feliz 2010, com muitas coisas deleitosas de se ler aqui.

Canto da Boca on 30 de dezembro de 2009 às 12:04 disse...

Uma ótima sugestão para quem não é afeito(a) às festas.

E quem não viu "E o Vento Levou", não é? E da inexorabilidade dos destinos nem mesmo os deuses estão a salvo, nem Gable, nem Leigh.

Um ótimo 2010 para você e sua família!

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran