quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"It's a madhouse! A madhouse!"*


* "Isto é um manicômio! Um manicômio!": passagem do filme Planeta dos Macacos, proferida por Charlton Heston, num desespero igual ao pesadelo vivdo por muitos brasileiros e brasileiras hoje em dia graças ao nosso Senado... Não faz sentido algum! Vá... Vá e não olhe para trás: de minha parte, nada falo mais!

Não faz muito sentido, muita coisa não faz... Deu em vários ‘sites’ hoje a seguinte afirmação de um certo coronel imortal: "Nunca me acusaram de nada e agora desencadeia-se essa crise política. É essa consciência da tranquilidade que me dá forças. Se não fiz qualquer coisa de errada ao longo de minha vida pública, não esperaria 55 anos para fazer agora. Nunca me meti em qualquer coisa errada."... Suspiro! É demais... Sem mais comentários!

Faz algum sentido, por acaso, a frase "A mandioca é minhaaaa!"? Pois foi dita pelo "gigante do colunismo televisivo", quase um Imbrahim Sued em gostoso besteirol sócio-imbecil, Amaury Júnior, numa passagem do programa do semanal da Bandeirantes CQC (quem será o "oitavo elemento"? Veja forte candidado local clicando no vídeo ao lado), atualmente o melhor da TV aberta – por sua vez, outra coisa que não faz sentido para mim: salva-se o que daqueles ‘reality shows’ agonizantes (até o Fantástico virou isso!), auditórios imbecis, desenhos bestializados e presepadas vespertinas femininas? Acho que só Furfles, do "Novo Chico Anysio" Marcelo Adnet (juntamente com seu esperto 15 minutos) e, vá lá, algum coisa do Jô, de A Grande Família, do Arte com Sérgio Brito ou do pessoal do Pânico merecem ainda uma conferida... Porque, de resto, nada faz sentido permanecer no ar... Tenho que assinar mesmo a TV Senado: "Engula... digira..." e durma-se com um barulho desses!

E qual o sentido de um "Dia do Advogado", como o de ontem, para um humilde causídico que luta de pires na mão numa Justiça engessada entre Deuses e Semi-Deuses no Maranhão? Apenas mais um dia de trabalho e decepção, bem longe da balança firme da Deusa Themis, que anda bem distante destas paragens...

E tudo isso pra quê? Escrevo desde os 14 anos e nunca publiquei um livro... Longe dos grandes centros culturais? Acomodado? Falta de grana? Um pouco dos três? Enfim, o que importa é o prazer: seja para um punhado de amigos, seja para um seleto grupo de blogueiros de plantão como plateia, assim é, até hoje, o mesmo friozinho na barriga de excitação para compor qualquer linha, desde que escrevi Morcegos (poema que rola ao lado e que acabou dando nome ao presente ‘blog’), aos 14 anos, e Amanhã é outro dia (último ‘post’ abaixo), que redigi aos quinze...

Mas o que realmente não faz sentido é que, já nessa época em que me encontrava numa fase mais "madura" na escrita, eu tenha "cometido" os seguintes versos: "Nessa loucura de verão/Em que aumenta o meu tesão/Me dá vontade de ficar/NESSE/Mar agitadão/NESSE/Barril de emoção.../ Vai acabar agora/Vai ter que dar, 'tá na hora/Já 'tá tudo ligadão/Esfriar é que não vai, não"... É, acabei de encontrar em meio aos escombros de velhos cadernos do tempo de colégio, datado de agosto de 1992: compus sob encomenda (ainda me lembro de Ricardo desafiando "Duvido compores uma música pra nossa equipe 'Aí Dentro'!") para a gincana do Maranhão Novo, bairro onde passei boa parte de minha infância e adolescência! O nome da Equipe? "Aí Dentro", é claro...

Vá lá, tem um ritmo bem "maneiro"... E, mais para perto do "refrão" final ("Aaaaah, 'Aí Dentro' é que vamos ganhar/Aaaaah, 'Aí Dentro' eu vou me acabar!!!"), havia até uma parte poética, que poucas vezes depois conseguiria repetir: "Chega de jogo duro,/Porque mais duro não pode ficar/Será que não entendeu/É que é "Aí Dentro" que eu vou festejar?!"... Realmente, não faz o menor sentido a gente se lembrar de coisas assim... Menos ainda, ter a pachorra de publicá-las num 'blog'... Mas, de tudo, faz menos sentido ainda acompanhar todos cantando sua "canção" pelo telefone, aos gritos, em comemoração (sim, "Aí Dentro" ganhou a gincana: tenho pé quente!), porque não pude participar de nada da brincadeira toda: havia quebrado o meu pé alguns dias antes (no caso, o pé frio!)...


Revi recentemente este filme de 68 e, mesmo com a narrativa arrastada, quase um episódio esticado do seriado Além da Imaginação, é um pequeno clássico: "Moisés" ao lado daquela macacada tão bem maquiada! E, sim, faz bem mais sentido, no futuro, um Planeta de Macacos do que um País de Coronéis Imortais! Assim espero...
|

4 comentários:

Thais Lopes on 12 de agosto de 2009 às 22:25 disse...

tem coisas que ouvimos e nos sentimos tão mal por fazer o certo sempre e outros na mordomia.
Nesses casos lembro de minha mãe: Este mundo é uma passagem, depois os maus entenderão que não tinham razão nenhuma.

mil bjs inconformados
por isso amo o teatro: lá posso dizer tudo e todas minhas ideias

Anunciação on 13 de agosto de 2009 às 00:08 disse...

Ah,mas essas pérolas,sem ironia,fazem sentido e sempre farão;que coisa boa,Dil!Sempre na esperança de uma vida longa,lá na frente,virar-se pra trás,e encontrar,além dessas coisas sem sentido como esse senado,seus poemas,suas amizades,seus locais,suas alegrias.Isso,essas aparentes maluquices que vivemos é que nos farão olhar com benevolência esse presente esquisito que,então,será um passado digno de lembrar.Um abraço.

Luma Rosa on 17 de agosto de 2009 às 12:13 disse...

Talvez o pior erro seja evocar a Justica personificada como algo além do sentimento. A justiça fazem os homens de bem. Quem sabe na próxima eleição esses homens de bem, saibam ir às urnas para escolher direito os que colocam no poder. Estamos colhendo anos de irresponsabilidades! O brasileiro precisa se educar politicamente também e parar de torcer o bico, dizendo "Vamos falar de outro assunto, não gosto de política" ou mesmo usar do artifício do ditado para comprovar ignorância "Política e religião não se misturam". Boa semana! Beijus

Euza on 18 de agosto de 2009 às 10:46 disse...

Eu é que não vou me meter a falar de coronéis imortais! É tão louco que me foge ao entendimento.
Prefiro falar de versos... e estes seus estão fervendo! rs... Tem ritmo sim e uma grande dose de instigância!
Livro? Que tal participar de uma coletânea? Por que não, né?
Beijo!

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran