Mas o rock não entrou em minha vida com aquela apresentação (tinha eu meros 8 anos...), muito menos com o Queen - apesar de achar esta banda o máximo (e de considerá-la mesmo mais divertida e criativa do que os tão afamados Beatles), ela só me foi devidamente "apresentada" quando da minha adolescência, nos anos 90. Eu até sabia da euforia daquele festival e dos seus hits, bem como percebia o surgimento do "rock brasileiro" com Blitz, Legião Urbana e Titãs, mas eu não era muito de Música na época... Da mesma forma se deu com outros ícones que igualmente participaram da minha formação musical, como os geniais The Doors, Pink Floyd e The Clash, que só vim a curtir tempos depois. Na verdade, foi somente um, e não um conjunto, quem me trouxe ao universo musical do rock'n'roll, que, por sua vez, foi um dos precursores deste movimento tipicamente norte-americano - sim, o rock nasceu nos EUA, e oriundo do melhor da "música negra", basicamente do blues, do seu consequente rithm and blues e variações do gospel (como os cantos spirituals), com posteriores pitadas de "ramificações brancas", como o folk e o country (que gerou, por sua feita, o rockabilly)... - Elvis Presley! - arriscaria algum ansioso blogueiro de plantão desavisado! Quase... O Rei sempre me foi caro como um dos ícones da cultura pop e baluarte para qualquer roqueiro que se preze (ou mesmo qualquer mero amador da Música) e desde sempre o acompanhava nos filmes da Sessão da Tarde ou o imitava em seus maneirismos dançantes - ao ponto de ganhar uma fita k-7 e um convite especial para o Clube do Elvis local numa longínqua tarde de namoro na adolescência, mas isso é outra história... Mas, não: o "responsável" quase tem o mesmo nome de um famoso gênio comediante, apesar de sua vida só ter de longe a aparência cômica - Jerry Lee Lewis.

Extasiado com aquele universo, aos poucos fui conhecendo mais do homem durão, por vezes, arrogante, e do artista lunático e efervescente, 'The Killer' ("O Matador", sua alcunha favorita), e mergulhando de cabeça em seu rock incrível precisamente na época em que se comemoravam os 30 anos do "ritmo do diabo", coincidindo com o igualmente "rebelde" ano em que concluía os meus estudos do ensino médio, em 1994: além de ter encontrado um amigo que possuía gosto parecido e reunia um bom número de álbuns e coletâneas em CD daquelas grandes pérolas dos anos 50 e 60 (The Platters, Little Richard, Roy Orbison, The Mamas and The Papas, Carl Perkins, dentre outros grandes nomes das baladas e do swing), comprei um disco de coletânea de todos os maiores hits de Jerry Lee Lewis, o que me abriu os horizontes para descobrir e consumir, a posteriori, Chuby Checker, The Beach Boys, The Animals, Os Mutantes, Rolling Stones, Janis Joplin, Led Zeppelin, Ramones, Raul Seixas... E o resto é história, bebê! Porque, apesar de ser considerado o "Dia Mundial do Rock" a data de 13 de julho, devido à consideração do "marco-zero" do ritmo como tendo sido o clássico Rock around the clock, de Bill Halley and His Comets em 1954, hoje é que deveria assim ser tratado - afinal, a lenda pioneira por trás do piano endiabrado faz 80 anos ainda na ativa (finalizando sua turnê de despedida no Reino Unido, onde vem recebendo várias homenagens, inclusive de outras legendas do rock, como Ringo Star e Robert Plant, e com biografia sendo lançada pelas Edições Ideal)! E é por isso que eu, alucinado e tocando fogo no computador velho, diante de minha fria e estática plateia de coleções antigas, fico a me perguntar em alto e bom som: num tempo em que se fica a substituírem legendas eternas (logo, insubstituíveis - sempre me pergunto quando é que uma banda acaba...), por que cargas d'água não temos uma lenda de verdade - e bem viva - num festival que se propõe a exibir rock (e algum pop de qualidade, vá lá), mas tem a pachorra de se encerrar com... Kate Perry?!
1 comentários:
Não imaginas como gosto de ler teus artigos que são muito inteligentes e de grande propriedade.Este que acabei de ler,digo-te que se tivesse o dom da "escrita",publicaria igualzinho sem mudar uma vírgula.Parabéns e meu grande abraço.SU
Postar um comentário