quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sua kryptonita? O medo... E o amarelo!



"Quem sabe o mal que se esconde nos corações humanos? O Sombra sabe..." Assim sempre terminava a famosa novela policial das rádios norte-americanas da década de 30, O Sombra, que depois viraria seriado de TV e filme (insosso, porém divertido, com Alec Baldwin no papel título)... Naquela época, a rádio era o meio de difusão de grandes personagens, tanto da Literatura, quanto dos Quadrinhos, que depois migrariam para a mídia do Cinema, levando inúmeros garotos a conhecer grandes heróis até então só publicados em tiras ou em livrinhos...

Lembrei-me, no início deste texto, do célebre encerramento do Sombra por causa de uma outra famosa frase que, com o mesmo tom austero de “herói das antigas”, perpetuou um belo e rico legado por mais de 60 anos em suas mais diferentes versões: “No dia mais claro, na noite mais densa, o mal sucumbirá ante a minha presença... Todo aquele que venera o mal há de penar quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!”... É, eu sei, faz a gente se sentir menino de novo e acreditar naqueles homens valorosos de colante colorido, que começaram a se definir naqueles fins dos anos 50 (a chamada Era de Prata), nos estilos vistos até hoje: no caso, o Lanterna Verde – que, antes do eterno Hal Jordan, era o herói Alan Scott, mais para poderes místicos do que para a ficção científica/fantasia do que se consolidou a partir de então esse personagem (inclusive com novo uniforme).

Mas, graças aos absurdos cometidos pelos editores (verdadeiro samba do crioulo doido: personagens morrem, ressuscitam, morrem novamente...), esse mesmo bravo e valoroso piloto de testes Hal Jordan, o mais conhecido patrulheiro das galáxias, que empunha o anel energético no setor espacial 2814 (que abriga a Terra), já sofreu inúmeras mudanças ao longo das décadas (tendo sido substituído pelo negro John Stewart, pelo também muito modificado Guy Gardner e por Kyle Rayner – já se transformou até em vilão!) desde que, naquele longínquo 1959, encontrou, à beira da morte em sua nave caída na Terra, Abin Sur, um alienígena membro da Tropa dos Lanternas Verdes, que lhe passou um anel energético capaz de realizar qualquer desejo e cujos únicos limites eram a força de vontade do usuário e a cor amarela (derivada de imperfeições amarelas do interior da lanterna, onde se recarregava o anel a cada 24 horas, com direito a novo juramento – hoje o amarelo não é mais problema...).

Confesso que, na infância, quando conheci o personagem, nos desenhos Superamigos, da Filmation, achava tudo meio bobo (só melhor que aqueles Supergêmeos imprestáveis!)... Tudo bem quanto ao fato de que aquele anel permitisse Hal voar a velocidades interplanetárias, cobrindo seu corpo com uma aura para proteger-se de ataques e rigores do espaço, podendo ainda detectar outros Lanternas Verdes, projeção astral e fazer com que o usuário relembrasse de fatos esquecidos... Mas aquela capacidade ilimitada de criar quaisquer objetos com energia verde, que funcionavam como suas exatas duplicatas reais (na verdade, era a transformação da vontade do usuário do anel em algo presencial) – fora o fato de traduzir automaticamente cada língua conhecida no universo (!) – sempre me deixavam encasquetado... Especialmente diante da austeridade e da perfeição dos meus favoritos Super-Homem e Batman (que conheci primeiramente nos Cinemas)!

Mas, com o tempo e com as leituras dos Quadrinhos clássicos (especialmente com os desenhos do mestre Gil Kane), a familiarização e o carinho pelo Gladiador Esmeralda foi evoluindo com o tempo... E qual outro lugar melhor para se conhecer um herói desse porte de fantasia que não na Nona Arte? Só se fosse através da Rádio dos anos 30...


Dedicado a todos aqueles que carregam um 'button' de seu herói favorito no peito e se permitem viajar pelos mais distantes lugares do infinito cósmico; dedicado também à aniversariante de hoje, minha sobrinha Ana Carolina, que completa 3 anos e ainda não conhece Hal Jordan... E ao novo "super-herói" do momento, Barack Obama, com nome digno de estórias em quadrinhos e jeitão de John Stewart!
 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran