domingo, 28 de outubro de 2007

Manja, que te fa bene...


Parece que desde o advento da Internet passamos a saber mais de "novas datas especiais": e tome dia disto e daquilo a pulular sempre com uma entidade prontinha a promover-se por trás... Noutro dia, fiquei sabendo que no último dia 20 se comemorou o dia do poeta – coincidentemente, no último 'post', mesmo sem querer, homenageei esta data com a publicação de quatro poemas meus! Falta só o "dia da macaxeira": ainda lançarei a campanha neste 'blog' nordestino cheio de orgulho por este alimento completo!

Desde 1995, por exemplo, comemora-se mundialmente o Dia do Macarrão no dia 25 de outubro! Estados Unidos, Itália e Venezuela, para citar alguns exemplos, organizam eventos especiais, mostrando que o macarrão é um alimento universal e adaptável a qualquer região do planeta... No Brasil, a data passou a ser comemorada mesmo a partir de 1998, com a organização do evento Macarrão Gourmet Fashion, organizada pela ABIMA, onde são convidados renomados 'chefs' para preparar criativos pratos.

Ainda me lembro do Ziraldo, em várias de suas prolixas entrevistas, defendendo um "projeto nacional do macarrão", a fim de promover o aumento do consumo da massa na alimentação do brasileiro: conscientizando-se as pessoas sobre a versatilidade do produto e reforçando-se o caráter empregatício/beneficente do alimento, muitos problemas brasileiros teriam solução, de acordo com o artista multimídia! Onde está o Lula, bom de garfo e incapaz de perder uma boquinha, que não vê este novo "milagre nacional", ainda maior que o etanol (pois não seria monocultura)?!

Combinando com todos os cardápios, em qualquer época e com uma praticidade ideal para quem não tem tempo a perder na cozinha, o macarrão é mesmo uma salvação, tanto para os adoradores dos instantâneos Nissin Miojo, quanto para os aprendizes de culinária e 'chefs' de final de semana, como eu venho sendo nos últimos tempos, ao lado de Jandira, quase que numa preparação para o casório que se aproxima... Por isso, aproveito a ocasião para um feito inédito – digno de um antigo amigo meu que, esquecendo-se de ter feito a Redação do finado professor Sidney, entregou ao velho mestre uma receita (uma vez que nosso professor só dava o visto!): publico, pela primeira vez nos Morcegos... Uma receita de espaguete com molho de tomate! Eu fiz e ficou muito bom! Seguem os ingredientes...

4 dentes de alho picados; 6 colheres de sopa de azeite extra-virgem; 10 folhas de manjericão fresco picadas com as mãos; 750 g de tomates sem as peles e picados; sal e pimenta do reino moída a gosto; 500 g de espaguete.

Dica: refogue 1 cebola pequena, 1 cenoura e 1 colher de sopa de salsa, todos bem picados, junto com o alho.

Modo de Fazer: numa frigideira, refogue o alho no azeite em fogo médio até dourar ligeiramente. Junte o manjericão e os tomates. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar lentamente por 15 a 20 minutos ou até o azeite começar a separar-se dos tomates. Cozinhe o macarrão à parte até ficar 'al dente'. Escorra-o bem e o transfira para uma travessa, onde deverá ser misturado com o molho. Sirva imediatamente. E coma com moderação...

P. S.: A receita de bolo de meu amigo no longínquo segundo ano científico (ensino médio) não passou impune – as lentes geralmente embaçadas do velho Sidney estavam em alerta naquele dia e, ao cabo de todos os "vistos" (e da antecipadamente comemorada vitória entre a galera da "Geral" por meu colega), eis que nosso professor de Literatura levantou-se de trás de sua mesa e vociferou "Ô, Alexandre: leia para todos nós o que você escreveu: aquela receita de bolo..."!

Mas nem só de macarrão vive o homem...


Recentemente fui elencado no excelente 'blog' Receptacullum, da prima Glória, para uma interessante espécie de "corrente virtual" com o seguinte tema: "Transcreva a quinta frase da página 161 de um livro lido recentemente" – como o último livro que (re) li foi o adorável Estorvo, de Chico Buarque, que não tem a referida página (e como a quinta frase do penúltimo lido, O Iluminado, não era digna de nota), aqui vai uma ótima referência do livro que leio atualmente: Glauber Rocha, esse Vulcão!, de João Carlos Teixeira Gomes, da Editora Nova Fronteira. Além de gênio, aquele cineasta era um profeta:

"Durante uma entrevista, admitiu que o uso dos recursos computadorizados faria da sala de cinema, no futuro, um 'circo tecnológico', com raio laser, holografia, teatro de imagens".

E, como toda corrente que se preze, devo indicar 5 amigos para continuar a interessante brincadeira, a fim de descobrirem-se pérolas no meio de uma narrativa, ficcional ou não: Moacy Cirne, DO, Luma Rosa, Adriana, Júnio, Frodo
|

3 comentários:

Moacy Cirne on 28 de outubro de 2007 às 21:21 disse...

Dia do Macarrão? Será que existe o Dia da Carne-de-Sol? Um abraço.

Luci Lacey on 29 de outubro de 2007 às 00:27 disse...

Oi querido

Ronald, Luma e eu, estamos empenhados na blogagem coletiva para Ana Virginia, de uma olhada no Hippos na programacao, e vamos nos unir.

Beijinhos e boa semana.

Anônimo disse...

nossa! k belo manjar :) adorei tudo so falta o cozinheiro para fazer esse macarrao belissimo ,pois ando doente e nao tou com desposição para ir pa cozinha ,mas comer ainda consigo:)
adorei e sabes pq? itália era a minha viagem de sonho e fui a roma veneza milão e ao entrar no teu blog e ao dar de caras com este tema me enchi de fome e de vontade de lá voltar :)
., . - . - , _ , .
.) ` - . .> ' `(
/ . . . .`\ . . \
|. . . . . |. . .|
. \ . . . ./ . ./
.. `=(\ /.=`
.... `-;`.-'
......`)( ... ,
....... || _.-'|
........|| \_,/
........|| .*´¨)
¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *
*´¨) мιℓ вєιנoѕ♥*♥
¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` **♥*♥ uma boa semana para ti
bjo
carla granja

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran