quinta-feira, 12 de junho de 2014

A Lista da Copa

No último domingo de manhãzinha, meio acordado e meio dormindo com algum dos meus bebês no braço esperando o abençoado arroto, eis que paro (finalmente, depois de muito zapear) num canal a que quase nunca assisti antes: no Glitz, o divertido On Top, programa que comenta uma série de rankings sobre os temas do mundo do entretenimento, estava sendo exibido numa espécie de loop de várias reprises e, depois de uma adorável sequência de listas – da qual eu mais apreciei a ótima Remakes que jamais deveriam ter existido, destacando bombas como Planeta dos Macacos e 171 (tola refilmagem estadunidense do ótimo argentino Nove rainhas) –, pensei no quanto listas são divertidas, apesar de sempre polêmicas – e, talvez, justamente, por causa disso!

Afinal, uma lista, por mais "comprometida" com algum tipo de dado objetivo, sempre trará uma forte carga de subjetividade, refletindo gostos e escolhas pessoais... E, na época da "Copa das Copas" (esperamos...) no País do Futebol, apesar de um conflituoso prelúdio de manifestações cheias de ranço contra o glorioso esporte bretão, não há como negar: quando a bola rola, cada um relembra a Seleção dos Sonhos e a paixão volta a correr nas veias até do mais empedernido manifestante perna de pau  que, como eu, anda bem distante de Futebol desde que seu time passou a viver caindo para a Segunda Divisão... Por isso, nestes tempos de pouco tempo para estes Morcegos mais do que atarefados com suas múltiplas crias, nada melhor do eleger junho como o Mês das Listas – começando, é claro, com um Top 5 das melhores Seleções Brasileiras de todos os tempos... E aqui vai:

As Melhores Seleções do Brasil em Copas

5º LUGAR: 1994 e 1950. Sim, o Futebol brasileiro não era mais aquele e a gente passou boa dificuldade para ser classificado... Mas aquela que seria a "Copa de Romário" (o Baixinho foi mesmo decisivo!), acabando com um amargo jejum de mais de 20 anos sem o Caneco, coroaria um grande escrete: Taffarel, Ricardo Rocha, Mauro Silva, Branco, Bebeto... Polêmicas à parte (sim, tínhamos no time Dunga, Zinho, Márcio Santos...), o conjunto, inicialmente desacreditado, jogou bem nos momentos decisivos e... Foi Tetra!

Empate técnico com a Seleção de 1950: mais do que injustiçada pela triste final, em que perdemos para o Uruguai, o esquecido escrete branco (só depois adotaríamos o amarelo com verde ou azul) teve excelente rendimento em grandes resultados como poucas vezes vistos num Mundial! Mas quis o destino que um grande goleiro vestisse a camisa de eterno algoz (injustiça colossal com um Barbosa que morreu deprimido) e que a falta de televisionamento na época diminuíssem o brilho deste grande time!

4º LUGAR: 1962. Basicamente a mesma "Seleção dos Sonhos" de 4 anos antes, com o primeiro título, no torneio do Chile o Escrete Canarinho não reinaria tão brilhantemente como na Suécia... Mas, mesmo com Pelé contundido e jogos mais duros, aquela Seleção também era dourada e tinha ninguém mais, ninguém menos, que o "Anjo das Pernas Tortas" Garrincha: a Copa foi dele e de seus dribles geniais!

3º lugar: 1970. Apesar de considerada por muitos como a melhor Seleção Brasileira de todos os tempos – com craques incontestáveis como Gerson, Clodoaldo, Rivelino, Tostão, Jairzinho e um Rei Pelé maduro e tão armador de equipe quanto o destruidor atacante de sempre –, os Morcegos, depois de acirrado debate, consideraram o Futebol geral deste Mundial, bem como o de sua melhor Seleção, um tanto quanto "devagar", especialmente se a compararmos com o brilhantismo dos lances prodigiosos de 1982 e 1958...

2º lugar: 1982. Sim, eu sei: o Brasil foi despachado pela Itália naquela Copa, que já estava nas nossas mãos e aquela Seleção passou para a História como "azarada" (basicamente o mesmo time perderia, novamente, 4 anos depois no México)... Mas, à exceção dos favoritos Brasil de 1950 e Hungria, em 54, nunca antes na História dos mundiais uma seleção tão genial como aquela, que reunia Sócrates, Júnior, Cerezzo, Falcão e o mestre Zico, perderia um torneio da Fifa! Um Futebol-Arte lindo e moleque, com craques absolutos em cada posição, mas com um vacilo de jogo recuado diante de um Paollo Rossi enfurecido... Tristeza tão grande quanto em 50, mas um excelente time! "Voa, Canarinho, voa... Mostra pra esse povo que és o rei"!

1º lugar: 1950. Nunca fui de recitar escalações de time algum, mas, como amante das grandes Copas do Mundo, para os Morcegos, esta é a melhor e eis aqui o maior time de todos os tempos, verdadeiro dream team com a bola nos pés: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Pelé, Vavá e Zagallo. Quer mais alguma coisa? Os mais bonitos lances, os melhores craques, uma campanha duvidada por todos depois dos fracassos anteriores e um moleque que passaria a rei com direito a chapéu sobre a Terra da Rainha... Indubitavelmente, a melhor Seleção de todos os tempos: Futebol-Arte era isso aí!

 

Google+ Followers

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web AnalyticsBlogBlogs Join My Community at MyBloglog!Personal Blogs - BlogCatalog Blog Directory

Outras cavernas

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran