segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

MPB, Música Popular Brasileira... O que antes era símbolo de qualidade, de ícones atemporais de gênios de letra e música, entre as décadas de 70 e 80, resultou numa sigla esvaziada, às vezes forçosamente lembrada como "Nova MPB" ou coisas que o valham, ao tratar, atualmente, alguns segmentos de uma geração apenas boa (Nando Reis, Arnaldo Antunes, Zaca Baleiro, Lenine), razoável (Marcelo Jeneci, Criolo) ou mesmo bem fraca ("Seu" Jorge), à sombra de deuses olímpicos como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Paulinho da Viola - este o último setentão da praça e do grupo desde o último novembro (Chico é o "caçula", com 66).

Ainda me lembro de como éramos os reis da interpretação de texto, a minha geração e a anterior à minha, graças às pesquisas forçadas para saber mais sobre as "Mulheres de Atenas" ou entender melhor as nuances de "Sampa": aquela Poesia tão rica e perfeitamente casada com a grande Música daquele pessoal nos tornava tão mal acostumados que, mesmo diante de boas coisas que vieram depois, tudo, com o tempo, foi-se tornando, pra mim, tão fraco... Ao ponto de eu já me encontrar um tanto quanto sorumbático diante do outono iminente desses amigos emepebistas que parecem querer levar, em breve, com eles, os segredos da fórmula alquímica de criar ouro...

Tudo bem que alguns deles já se reinventaram tanto ou forçaram demais ao seguir na estrada que os trabalhos atuais já não guardam a mesma genialidade de outrora... Mas, ainda assim, todos eles em franca atividade só demonstram o quanto de criatividade que sempre carregaram nas veias, bem diferente da "salada 'cool'" que andam a gravar por aí os novos nomes da nossa Música - que, de brasileira, parece estar com a carona generalizada da tal "world music"!

Afinal, por onde andam os "afro-sambas" de Vinícius e Baden ou os "samba-rock" de Gil? Quem continuará esses "bons velhinhos" de hoje? Chico sucedeu Noel, Paulinho sucedeu Cartola... Mas quem continuará a essência dessa brasilidade criativa de nossas canções? Não, não quero saber de "hip-hops" ou de "raps": não sou xenófobo, ouço de tudo, mas isso é importado e seus condutores não trazem nada de novo - como dira o poeta: "Eu quero um samba feito só pra mim..."

Que eu fique, então, com o Príncipe do Samba, um dos últimos deuses olímpicos da MPB, a respeito da minha ranzinzice nostálgica por aquela boa Música tão representativa de um Brasil eternamente genial: "Se um dia meu coração for consultado, para saber se estou errado, será difícil negar..." E viva o 2012 da MPB 70 (parabéns, Caetano, Gil, Milton, Paulinho...)!

|

5 comentários:

Ruby on 9 de dezembro de 2012 às 20:28 disse...

MPB foi o que ficou pra trás, em matéria de música esse país vão tão mal quanto as crises com as quais nos deparamos nos noticiários todos os dias (exagerei?)
acho que não. Tá cada vez mais difícil classificar a nossa música como boa, tantos são os ritmos e cada um pior que o outro.
Curto alguns que você cita, mas sou dos tempos do bom pop rock 80, 90. boas bandas e cantores, já esses citados são realmente a nata, os melhores, que valem a pena falar em MPB. Salada cool, gostei da definição. Beijos e aparece.

Claudinha ੴ on 19 de dezembro de 2012 às 23:26 disse...

Meu caro e DILeto amigo! peço desculpas pela ausência, mas final de ano me deixa maluquinha...
Adorei o post. De música de qualidade eu acho que entendo. Nasci em berço musical e tive oportunidades incríveis. Concordo com você em gênero , número e grau em praticamente tudo! Porque 'meu coração tem manias de amor', porque temos que dançar com a chuva quando a chuva vem (aí eu discordo com você, Marcelo Jeneci faz de sua lira simples, uma mensagem que atinge muitos jovens que têm preguiça e obesidade mental, para entender os grandes Deuses, acho que ele é mais, está no começo da carreira). Mas podemos replantar as sementes da boa música e regar. Tenho certeza que Isabela crescerá com ótimas referências musicais, assim como eu cresci e assim como meus filhos .
Um beijo procê e pras suas mininas queridas!

Elizabeth F. de Oliveira on 20 de dezembro de 2012 às 15:56 disse...

Meu caro, um Natal muito feliz para você e sua família e um 2013 de muita poesia.
Abraços,

Dulce Miller on 23 de dezembro de 2012 às 19:45 disse...

Olá, poet'amigo relicário! Que o Natal seja mais um momento em que todas as pessoas acreditem que vale a pena viver um Ano Novo. Boas festas, abraços de muita luz e paz! :)

Marcos Rosa on 24 de dezembro de 2012 às 12:09 disse...

A música populaar hoje carece muito de qualidade, principalmente as que tocam nas rádios.
Feliz Natal!

__
http://algunsfilmes.blogspot.com.br/

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran