terça-feira, 3 de julho de 2007

"...And The Winner Is..."


O primão Marco e a irmã Luma (parente de verdade) indicaram este humilde espaço virtual para dois prêmios ("As 7 Maravilhas da Blogosfera" e "Blog Cultura", indicações as quais agradeço, de coração)... Os Morcegos se reuniram segundo as regras e deliberaram sobre as indicações de 5 grandes 'blogs' culturais (além, é claro do Antigas Ternuras e do Luz de Luma, 'hors concours' – a eles este "post extraordinário", com um "tema" pra cada um abaixo): Caprichos e Relaxos, O Senhor dos Anéis, Aleateorias, Brincando com Palavras e Morcego no Ar....

"Kubrick sem Final Kubrickiano"!

"Há mais de um caminho para perder-se a vida para um assassino"


Considero Zodíaco, último trabalho de David Fincher ainda em cartaz em muitos cinemas, uma pequena obra-prima! Trata-se mesmo de "um Kubrick sem final Kubrickiano", referência direta ao maior de todos, que dirigiu a maioria de seus trabalhos em fantásticas fotografias, visualizando-os como operetas em três atos e finalizando-os com 'grand finales' – o que justamente "falta" a este belíssimo Suspense, porém sem nenhum demérito! Especialmente por não se tratar de um filme de final mirabolante, mas de um meticuloso exercício de contar uma estória real (a do "assassino do zodíaco, que aterrorizou San Francisco por várias décadas), através de excelentes interpretações (com destaque para Mark Ruffalo), de uma interessante narrativa que não perde o fôlego e de um olhar clínico que, se choca num primeiro momento com o explícito dos crimes, permanece os outros 2/3 apenas acompanhando de forma madura (e não menos interessante) as conseqüências de tais rastros na vida de pessoas comuns, arrasados por um fantasma... Filme de gente grande para gente grande – e há muito mais para se revelar que simplesmente fáceis soluções para mistérios reais! Acho que o Marco guarda antigas ternuras da nebulosa década de 70...

Os Tambores de São Luís!

(Adaptado do texto de Bruna Castelo Branco – Ministério da Cultura)


O tambor de crioula, uma das mais antigas manifestações da cultura popular do Maranhão, foi reconhecido no último dia 19, com direito à presença do Ministro da Cultura Gilberto Gil em São Luís, como bem imaterial do Brasil, ao integrar oficialmente o Livro das Formas de Expressão – o que equivale ao tombamento e reconhecimento da manifestação como patrimônio imaterial do Brasil.

O tambor de crioula é a 11ª primeira expressão da cultura brasileira a ser considerada bem imaterial do país e a primeira maranhense a receber o título. O processo de transformação da manifestação como bem imaterial do país durou dois anos.

Após o anúncio, mais de 50 grupos de tambor de crioula que se apresentavam próximo a Casa das Minas, local da reunião, seguiram em procissão até o Museu do Tambor de Crioula, localizado na Fábrica das Artes. O cortejo em homenagem a São Benedito, padroeiro do tambor de crioula, misturou orações e o batuque dos tambores.

No Museu do Tambor de Crioula, foi lançado o selo e um carimbo comemorativo dos Correios trazendo aspectos da dança em destaque, como o movimento da pungada. Também foram inauguradas duas exposições de fotografia e o lançamento do livro e DVD Tambores da Ilha, peças que fizeram parte do inventário de reconhecimento do tambor de crioula como bem imaterial.

– Estou certo de que a Luma adoraria este tambor, juntamente com a magia da Cultura maranhense...

Amigos & Leitores

 

Google+ Followers

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web AnalyticsBlogBlogs Join My Community at MyBloglog!Personal Blogs - BlogCatalog Blog Directory

Outras cavernas

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran