domingo, 17 de março de 2019

MARVELS Parte II:
E como tudo acabou alterado
por causa da mulher...

Resultado de imagem para shazam comics originalResultado de imagem para marvelman
Resultado de imagem para marvelboyImagem relacionada
Todos os Marvels apresentados por aqui até o momento:
no alto, o primeiro Marvel - (Capitão MarvelShazam (fevereiro de 1940); e sua cópia inglesa, Marvelman (1953);
logo abaixo, a segunda versão (1943) de um herói  esquecido pela Marvel (ainda Timely Comics) - Marvel Boy
escancarada imitação do Capitão Marvelao lado, outro Marvel Boy (1950), ainda existente na Marvel (Uraniano);
por último, o Capitão Marvel da Marvel em sua estreia mal sucedida e no posterior "aprimoramento cósmico"... 
Mas cadê a Capitã?!

O que aconteceu até agora: assim como somos lembrados, nos Quadrinhos, de tudo que ocorreu nas edições anteriores (no caso de não termos comprado as últimas revistinhas), na postagem anterior ficamos sabendo que o nome Marvel é bastante antigo nos meios quadrinistas e remonta a um dos primeiros heróis da Era de Ouro, batizado "Capitão Marvel", mas mudado para Shazam algum tempo depois do fim de suas publicações... Soubemos também que, aproveitando essa lacuna, a então recém-surgida Editora Marvel resolveu inventar um Capitão Marvel pra chamar de seu e Stan Lee lançaria qualquer coisa para garantir que o nome Marvel, no Mercado, fosse somente da "Casa das Ideias" - e o fez com a criação do seu próprio Capitão Marvel... E, entre um e outro, do outro lado do Atlântico, os ingleses "inventavam" Marvelman, cópia do então extinto Shazam, para não perder o faturamento em cima do sucesso norte-americano que distribuíam na Terra da Rainha... E agora, o post final: todos os demais Marvels a partir de então até chegar à Capitã Marvel, a superpoderosa e badalada heroína da vez, sucesso em cartaz nos cinemas.

Então, vamos começar pela Capitã Marvel - mas ainda não a do filme... A primeira Capitã Marvel foi Monica Rambeau, oficial negra e durona da guarda costeira de Nova Orleans que, num acidente, foi bombardeada com energia extradimensional e adquiriu o poder de transformar-se em energia, surgindo nas HQs logo após a morte de Mar-Vell, o primeiro Capitão da Marvel - que, por sua vez, apesar de todos os absurdos superpoderes desenvolvidos ao longo das décadas (voo, supervelocidade, invulnerabilidade, rajadas de energia e até "percepção cósmica"!), acabou morrendo por causa de um câncer no pulmão! Lançada em 1982, Rambeau foi muito ativa, tornou-se líder dos Vingadores, até passar por essas "crises" típicas das HQs e mudar de nome e roupa por várias vezes (Fóton, Pulsar e, hoje em dia, Espectro)...

Resultado de imagem para noh-varr marvel boyAinda teríamos uma segunda Capitã Marvel antes da mais recente: Philla-vell, irmã de Genis-vell, ambos alienígenas e, graças a uma experiência genética, filhos do finado Mar-vell, Capitão original, honrou o legado do pai usando seu antigo título (assim como o irmão, que também viria a falecer precocemente). Ainda houve outro Capitão Marvel, Noh-Varr (2000), também alienígena, porém não herdeiro do original: também conhecido como Marvelboy (ao lado - não confundir com os outros Marvel Boys citados no post anterior), acabou como o novo Capitão por um período... Na verdade, tratava-se da velha jogada da editora do Stan Lee, que, nos interregnos entre publicações com esse time secundário de super-heróis, tinha sempre que criar algum "Capitão Marvel" a fim de garantir os direitos sobre esse nome... Mas e a Capitã do Cinema?! Finalmente chegamos a ela... Sim, porque, numa esteira cronológica (se isso for possível nesse terreno pantanoso de tantas idas e vindas das histórias em quadrinhos...), a atual Capitã Marvel surgiu somente em 2012!

- Como é que é? E como uma super-heroína tão recente já estourou com seu filme-solo no Universo Cinematográfico Marvel?, deve estar se perguntando o incauto blogueiro de plantão, que já deve estar também extremamente ansioso em ver alguma resposta para suas dúvidas antes de encerrar esta interminável postagem e correr para a última sessão e ver a gracinha da Brie Larson arrebentar na telona... Na verdade, Carol Denvers, a terráquea pilota da Força Aérea dos EUA que atualmente usa o manto (e um uniforme similar ao) do herói original, surgiu já nas primeiras historinhas de Mar-vell (1967), vindo, porém, a adquirir superpoderes similares aos do herói extraterrestre somente alguns anos depois, quando seu DNA se misturou ao do Capitão Marvel numa explosão de emboscada de seu rival kree, Yon Rogg.

Poderes
Curiosamente, ela não somente passou um tempo apagada das histórias, como também não se tornou "Capitã" assim que passou a atuar como super-heroína: ela foi a primeira Miss Marvel, em aventuras-solo que, apesar do tom feminista de emancipação da mulher nos anos 70 (ela passa a ser editora dentro do Clarim Diário de J. J. Jameson), acaba usando como uniforme de aventuras um machista maiô (vide imagem logo abaixo)... A propósito, temos uma nova Miss Marvel (acima e à esquerda) desde 2014: trata-se de uma adolescente muçulmana de família paquistanesa, Kamala Khan, que, graças a genes inumanos despertados por uma névoa terrígena, adquiriu superpoderes como fator de cura e controle morfológico de seu corpo (sim, ela pode esticar, mudar de forma...).

Posteriormente, Carol ainda viria a experimentar outros poderes e alcunhas, apresentando-se com inúmeras mudanças ao longo dos anos 90 e 2000: ela foi Binária; Warbird; voltou a se denominar Miss Marvel; e, hoje, é a nova Capitain Marvel - que, como visto, não sofre flexão de gênero em Inglês, garantindo não só colocar os anteriores capitães de lado e explorar agora uma super-heroína, como também confirmar o nome para a Casa das Ideias em novas publicações...

O que nos leva a Capitã Marvel (EUA, 2019), o grande estouro de bilheteria no mundo todo - FINALMENTE!, grita o mais-do-que-impaciente blogueiro de plantão, desesperado para compreender essa mixórdia! No filme, assim como nas HQs, Carol Denvers é pilota, conhece uma Monica Rambeau ainda garotinha, adquire seus poderes numa explosão e em contato com Yon Rogg e luta contra os Skrulls e os próprios Krees na Terra e no Espaço - no entanto, modificaram tudo! Afinal, muitas das tramas são fusões de situações vividas por Mar-Vell, e, ao invés de este herói estrelar o longa (especialmente por seu enorme potencial por ter sido o herói ligado ao surgimento do maior vilão dos Vingadores no cinema, Thanos), preferiram contar a jornada da capitain Carol! Só que, para tanto, tiveram que extinguir qualquer possibilidade de termos o original Capitão Marvel nos filmes da Marvel Studios (vá assistir para entender o porquê: os Morcegos são contra spoillers!), voltar um pouco na cronologia cinematográfica atual (a trama de Capitã Marvel se passa nos anos 90 e termina com a heroína nos dias de hoje, buscando por seu amigo Nick Fury) e transformá-la na grande protagonista a encarar a ameaça titã do próximo Vingadores: Ultimato, continuação do muito bom Vingadores: Guerra Infinita, de 2017. Isso sem falar no monte de concessões que fizeram para adaptar o novo filme aos acontecimentos dos anteriores e o sem-número de incômodas mudanças na transposição do Universo Marvel (os Skrulls... imperdoável!) para a tela dos cinemas - difícil de engolir...

Nem tanto... Se pensarmos bem, ao longo dos tempos, o universo de mulheres poderosas nos Quadrinhos sempre foi reduzido se comparado com a popularidade do de heróis homens. E, diante de uma sociedade que clama por representatividade - assim como de um Mercado com aumento do público feminino leitor de super-heróis e espectador de suas adaptações cinematográficas -, a Marvel inovou e, virando praticamente tudo de pernas para o ar no afã de ter o seu sucesso girlpower assim como a rival DC conseguiu com seu ótimo Mulher Maravilha (2017), conseguiu um belo feito nas telas! E, apesar de alguns pesares (arrastada narrativa de apresentação até um clímax curto, por exemplo), lançou um filme interessante e com ótimo potencial feminista: não por acaso, a atriz que vive a protagonista é ativista dessa causa tão necessária nesse era de estúpida ultra-direita machista. Sem esquecer que a Capitã Marvel é um dos mais poderosos seres das HQs, parecendo terem a ela incumbido ajeitar o que uma cambada de homens, como Capitão América, Thor e Homem de Ferro, não conseguiram diante de Thanos!

Bom, sinceramente penso que essa cansativa "marvelzada" (11 no total até hoje... e contando!) de vai-e-vem de personagens com o nome semelhante ao da sua editora ainda vai render muitas presepadas editoriais nos anos vindouros... E ainda acho que simplesmente ignorar um personagem tão rico e com tantas possibilidades para as próximas tramas do cinema, como o Capitão Marvel, não foi uma decisão inteligente... No entanto, diante de conquistas como o multipremiado Pantera Negra em termos não somente de representatividade da identidade negra como também da força feminina (a ampla maioria do elenco é formado por mulheres, que, na trama de Wakanda, intervém direta e decisivamente nas lutas, vencendo e mesmo salvando os homens), de se enfatizar que, quanto mais se puder fazer para trazer destaque a fortes personagens femininas, melhor! 

E de se lembrarem, por fim, mas não em menor importância, de alguns trechos do belo poema musical de Gilberto Gil sobre aquele super-herói que começou tudo, antes e acima de todos os Marvels, o Super-Homem: em Super-Homem - A Canção, Gil canta "Quem dera Pudesse todo homem compreender Oh Mãe, quem dera, Ser no verão o apogeu da primavera E só por ela ser... Quem sabe O Super Homem Venha nos restituir a glória Mudando como um Deus O curso da história Por causa da mulher"... E assim, por causa da mulher - e bem distante de fanfarrões misóginos e criminosos na Política -, nossa "saga marvel" se encerra por aqui com uma... Capitã! Que maravilha...
Nos Quadrinhos, seus poderes dependeram do Capitão Marvel para surgir...
No Cinema, ela é totalmente independente - em todos os sentidos!
 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran