quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Ou você pode preferir ser... Um falcão?!

Imagem relacionada

O ano era 1991 e Bruce Willis, após a bem sucedida comédia policial A Gata e O Rato e dois Duro de Matar no currículo (ambos ótimos, apesar de o segundo ser uma xérox do primeiro...), podia fazer o que quisesse! Então ele escolheu... Hudson Hawk - O falcão está à solta! Um retumbante fracasso de bilheteria de tão inteligentemente esdrúxulo que era - herói típico de HQ, edição de videoclipe, vilões caricatos e história de videogame cujos resultados, somados, resultaram num ótimo filme, por mais incrível que possa parecer... Tanto que acabou se tornando cult com o passar dos anos! Apesar de não tê-lo em minha videoteca, eis aí um filme que marcou minha adolescência nos últimos tempos áureos de um grande cinemão-pipoca hollywoodiano que não existe mais...

E como esta pérola surgiu das cinzas de minhas memórias afetivas assim, de repente ("não mais que de repente..")? Por causa de uma canção que ouvi hoje no carro, num disco antigo de jazz coletado a esmo de minha discoteca - Swinging on a star, de Jimmy Van Heusen e Johnny Burke, título que bem pode ser traduzido como "Balançar-se dançando numa estrela", lançada em 1944 no ganhador do Oscar O Bom Pastor, com o velho e sempre bom Bing Crosby a cantarolar que, ou você escolhe ser melhor do que é, podendo ficar lá no alto e se balançar numa estrela (sem esquecer-se de "carregar algum luar numa jarra"!), ou talvez preferisse ser uma mula (ou um peixe... ou um porco... afinal, "nem todos os macacos estão no zoológico: todo dia se pode achar um bom bocado deles por aí..."):

Would you like to swing on a star
Carry moonbeams home in a jar
And be better off than you are
Or would you rather be a mule
(...)
And all the monkeys aren't in the zoo
Every day you meet quite a few
So you see it's all up to you
You can be better than you are
You could be swingin' on a star


O que me faz pensar... Por que o Bruce Willis não soube mais se "balançar numa estrela" e preferiu o cansativo caminho chato de um sem número de imitações de Duro de Matar - inclusive duas péssimas continuações da ótima trilogia original -, cheio de filmes de ação exageradamente cansativos ou sem criatividade no seu histórico? Não sei quanto aos ainda adoradores do dito "Cinema de Ação", que ainda conseguem curtir Vin Diesel e Jason Statham em produções vazias, porém cheias de explosões e chutes na cara, mas hoje o efeito do rosto de Willis num cartaz, pelo menos pra mim, tem o efeito contrário ao que tinha no final dos incríveis anos 80 e começo dos razoáveis 90: faz com que eu passe longe daquelas duas horas de lugar-comum! Será que o único careca bonitão do cinema resolveu ser um porco (ou uma mula... ou um peixe... ou ainda um macaco de zoológico) e só o que sabe é chafurdar na lama de roteiros chinfrins, mas cheios da grana?!

Voltemos ao filme relembrado: talvez pelas ousadias tomadas, talvez pelos excessos de ritmo e paródia - talvez pela soma dos dois... -, Hudson Hawk até hoje é lembrado pela maioria dos cinéfilos com mais de 35 anos, que o viram na tela grande, como um filme ruim... Eu, que também paguei ingresso para vê-lo no Cine Alpha 2, no entanto, sou do cordão dos seus ardorosos fãs, até hoje com divertidas sequências na cabeça mesmo há muito não vendo o repeteco de nenhuma delas! No caso desta em que toca o clássico de Crosby, Willis, conversando com o grande, porém sumido Danny Aiello, sobre o assalto que estão pra cometer num museu amplamente vigiado por câmeras de segurança, acertam os últimos detalhes da empreitada combinando o tempo exato da ação delituosa: assim, a fim de precisar os minutos, que tal "Swinging on a star"? - Ei, sabia que inventaram uma coisa chamada relógio?, pergunta Aiello, com razão... Mas pra que sincronizar cronômetros se você pode ser criativo e desenhar essa cena num roteiro cheio de sequências bacanas e marcantes como esta? Cool Bruce... Ainda hei de comprar um chapéu igualzinho ao do Hudson Hawk quando cair meu último fio!

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran