sexta-feira, 30 de junho de 2017

Carta de Todo Amor

Talvez o mês de junho seja o mais pródigo em nascimentos dos maiores nomes da nossa Música: são deste mês os aniversários dos incríveis Erasmo Carlos (76 anos) e Wanderléa (71 anos) da Jovem Guarda; do deus da Bossa Nova João Gilberto (86 anos); do grande maranhense Cláudio Fontana e do versátil carioca Ivan Lins (72 anos); da diva sempre em renovação Elza Soares (80 anos); e de três dos maiores gênios da clássica MPB - o escritor e compositor Chico Buarque (73 anos), o compositor e grande musicista Gilberto Gil (75 anos) e a maior intérprete em atividade no Brasil, Maria Bethânia (71 anos).

E se o gênio maior da nossa Música, Chico, já foi largamente homenageado neste humilde espaço virtual (sendo a postagem com a Lista das 20 Melhores Composições buarquianas a mais completa delas) - enquanto, injustamente, o grande Gil jamais teve sua merecida postagem especial (injustiça que os quirópteros das Artes em Geral prometem corrigir em breve) - e a própria Bethânia já também teve uma poética postagem biográfica por aqui, quando das suas setenta primaveras comemoradas no ano passado, fica impossível não terminar este junho sem falar de novo da Diva maior do nosso cancioneiro... Especialmente em se considerando um redescobrir de um dos seus maiores trabalhos, a obra-prima em disco Carta de Amor, show homônimo lançado em 2012-2013!

Sabe aqueles discos que emocionam por inúmeras e diferentes razões? Este é o caso! E um caso de amor incondicional, a começar pelo título e a passar pelo desfile da performática grande cantora entre clássicos como "Canções e Momentos" e "Sangrando", novas versões de grandes composições já marcantes na voz da baiana, como "Fogueira" e "Fera Ferida", e grandes poemas recitados entre as canções, tudo repleto de emoção - com destaque maior para "Cântico Negro", de José Régio (1925)... Desses discos que mesmo já se tendo ouvido, você se reencontra ao se deparar com ele e ouve tudo como que pela primeira vez... Uma viagem para bem começar o novo mês... Quiçá uma nova vida - para quem quiser se ajuntar e escutar e (re)ler cada tipo de amor...


 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran