segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O Atemporal Bowie

Mesmo que eu nem fosse profundo conhecedor de sua obra, ele foi tantos que eu sempre gostei de todos...

O alienígena, vampiro, andrógino, fashionista e também cantor, compositor, produtor musical (carreiras mundanas que dispensam comentários) e ator (dos bons: grande presença cênica, no Cinema e no Teatro) despediu-se hoje da humanidade... Há quem brinque (ou mesmo acredite) que ele não morreu, mas pegou seu disco voador de volta pra casa e foi viver sua esquisita odisseia espacial com seus amigos das estrelas! De qualquer forma, David Bowie (seu nome terrestre) se foi cedo demais - míseros 69 anos recém-completados e quase nada comemorados em meio a um novo trabalho lançado (que anseio por conhecer) e o câncer que consumiu o seu corpo cansado... E, mesmo não sendo dele um profundo conhecedor (conheço boa parte do seu trabalho musical somente até os anos 80 e vi só os seus filmes "clássicos"), sempre amei o que vi e ouvi! Aquele mundo cool e esteticamente liberto e criativo em todas as suas vertentes possíveis, dimensão paralela da qual ele nos permitiu participar, hoje parece seco e sem maiores perspectivas... Porque muito poucos conseguem se transformar tanto (Madonna, por exemplo, tentou muito, mas sempre foi mero pop fraco, forçado e sem estilo), e, em qualquer um desses tantos em que se transformou, ainda soar incrível e legendário na sua lenda de vida repleta de viagens num mundo só!

Eu me lembro de detestar um hit do Nenhum de Nós do final dos anos 80, Astronauta de Mármore: mesmo sem conhecer ainda o original daquela tosca versão brasileira, tudo me pareceu fake demais, em dissonância com o suporte daquela magnífica melodia - em sua defesa, o vocalista do grupo, Thedy Correa, até hoje lembra a aprovação do próprio Bowie e defende a "liberdade poética" da sua não-literalidade na criação (o universo do Major Tom e o mundo alucinógeno das drogas)! E eu não estaria errado, não: alguns anos depois, quando o grande David Bowie finalmente me seria "apresentado" por alguns seletos amigos e seus LPs - ainda bem, porque, assim como com Chico Buarque, a Música do multifacetado inglês "morre" quando sintetizada em remasterizações em CD -, simplesmente viajei para as estrelas com a primeira coisa que conhcei: sua versão teatral "musical da Broadway" do seu Starman (que, ao contrário do que muitos acreditam, não é o Ziggy Stardust do título daquele memorável disco: este é, na verdade, o "mensageiro terrestre" do tal "homem das estrelas") e, tempos depois, delirei com as aventuras do astronauta Major Tom em várias canções (inesquecível, obviamente, a "principal", maravilhosa lição de vida de Space Oddity, sem esquecer Ashes to ashes, com novas "viagens" do personagem)! 

E isso tudo quase que paralelamente às minhas descobertas cinematográficas do camaleão do Rock e das artes - e como eu adorei o seu Andy Warhol (ele mesmo ou vidas paralelas de épocas paralelas?!), o seu rei dos duendes labirínticos e o seu vampiro de fotografia estilizada do igualmente saudoso Tony Scott... Mas, para além de seu enorme talento nas telas e seus inesquecíveis Furyo e Tesla, decididamente Bowie, com seus olhos diferentes e sua sexualidade "moderna", foi um homem que caiu na Terra e, tal qual outro mutante de paragens distantes (como o nosso pavão misterioso e igualmente andrógino brincalhão e contestador Ney Matogrosso), foi tão vanguardista e inovador em cada cabelo incrível, cada figurino extravagante e cada maquiagem espalhafatosa que, mesmo passadas tantas décadas, nem uma única foto com o artista, nas suas mais diferentes fases, soa como datada ou démodé! E tudo sempre com um vigor de um principiante absoluto sob pressão! Sem dúvida, um artista legendário do pop rock de qualidade e de um inimitável invencionismo que deixará um legado para as estrelas! Afinal, sempre que um "sobre-humano" como ele se vai, o mundo fica menor, mais unidimensional e triste, simplesmente... humano!



 

Google+ Followers

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web AnalyticsBlogBlogs Join My Community at MyBloglog!Personal Blogs - BlogCatalog Blog Directory

Outras cavernas

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran