sábado, 3 de outubro de 2009

Meus (Pouco Mais de) 50 Melhores Filmes

Parte I


'Post' dedicado ao Mestre Moacy Cirne, com suas poeticamente prosaicas listas intermináveis de filmes inesquecíveis, quase um Nick Hornby em suas sempre divertidas listagens!

70 anos atrás, Hollywood realizava uma das melhores safras (senão a melhor) do Cinema: são de 1939 clássicos absolutos como O Morro dos Ventos Uivantes, ...E o vento levou, No tempo das diligências, Adeus, Mr. Chips e O Mágico de Oz. Não por acaso, na minha recente Lista dos 50 Melhores Filmes (difícil de terminar e sempre em mutação...), onde se encontram os meus melhores filmes (uma vez que, além de muitos filmes maravilhosos eu ainda não ter visto, há muita afeição e subjetividade nas escolhas), três obras desta leva de ouro acabaram incluídas.

E hoje, em mais um 'post' intermediário, seguem meus 50 melhores - um pouco mais que cinquenta, uma vez que houve muitos "empates técnicos" em notas pessoais, resultando num número bem maior de filmes -, divididos em duas etapas: hoje com os primeiros 25, com o resto da lista a ser publicada no próximo sábado.


1. Oito e Meio / Amarcord
2. A Doce Vida
3. 2001 - Uma Odisseia no Espaço / Laranja Mecânica
4. Cidadão Kane
5. Tempos Modernos
6. O Poderoso Chefão / O Poderoso Chefão 2
7. O Encouraçado Potekim
8. Cantando na Chuva
9. Um corpo que cai
10. Nosferatu / O Gabinete do Dr. Caligari
11. Metropolis
12. Casablanca / O Mágico de Oz
13. Ben-Hur / ...E O Vento Levou
14. M. O Vampiro de Düsserldorf
15. Vidas Secas / São Paulo S.A.
16. O que terá acontecido a Baby Jane? / Um Bonde Chamado Desejo
17. O Falcão Maltês / O Tesouro de Sierra Madre
18. A Ponte do Rio Kwai / Lawrence da Arábia
19. O Discreto Charme da Burguesia / A Bela da Tarde
20. Meu tio
21. Os Sete Samurais
22. Apocalypse Now
23. O Morro dos Ventos Uivantes (1939)
24. Rio 40 Graus
25. Fahrenheit 451 / A Grande Ilusão
|

6 comentários:

Dulce Miller on 4 de outubro de 2009 às 10:16 disse...

Eu como vídeomaníaca e cinéfila inveterada, adorei a sua lista, mas acho que nem conseguiria fazer uma assim, já que as possibilidades são tantas!
Ótimo post!

Beijos, bom domingo!

Beti Timm on 5 de outubro de 2009 às 10:50 disse...

Oi,

Tem selinho pra ti lá np Rosa! Depois volto aqui para atualizar minha leitura com calma.

Beijinhos


Eu volto!!!!!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, essa é a segunda melhor foto do filme "...E o Vento Levou" (a primeira é a do "jamais sentirei fome novamente")
Gostei da sua lista, muitos dos seus filmes também são meus, como Amacord, E o Vento Levou e Casablanca.
Mas... Apressadinha que sou, antes mesmo de ver a segunda parte, já pergunto: vc não vai colocar "Shane" (Os brutos também amam)?
Envergonhada de prosseguir na pentelhisse, aguardo ansiosa o próximo sábado... Beijocas, e uma boa semana!!

Anunciação on 5 de outubro de 2009 às 22:10 disse...

O poderoso chefão e ben hur;o máximo.

Lu_MCordeiro on 5 de outubro de 2009 às 23:43 disse...

Sua lista é ótima:só tem filmaço.Agora,"Üm Bonde Chamado Desejo" é absolutamente fantástico.Outra coisa:achei incrível vc gostar de "Mon Oncle".Pouca gente gostou/gosta.Eu,particularmente,adoro,morro de rir,é uma sátira perfeita:ah a burguesia desvairada! rsss...
bj grande.

Ricardo Rayol on 8 de outubro de 2009 às 11:43 disse...

apesar de ser viciado em filmes não me arrisco a relacionar ...

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran