quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"I had a dream..."


*"Eu tive um sonho..." E, assim ocmo Martin Luther King Jr, também sonhei alto... E três amigos, juntamente com uma pequena, porém fiel, legião de fãs, sonharam juntos por 6 meses... A propósito, este 'post' está recheado de manchetes: clique nelas para ampliar a visualização!


O ano que, de fato, pra mim, nunca terminou... No finalzinho de março de 1998 , a poucos dias da festa de entrega do Oscar daquele ano (onde a injustiça foi grande: Gwineth Paltrow e seu comercializado Shakespeare Apaixonado e Benigni e sua A Vida é Bela fizeram a festa!), ia ao ar, às 21 horas, pela Rádio Universidade FM (106,9 no 'dion' daqui de São Luís do Maranhão): "Nas trilhas dos maiores sucessos do Cinema mundial... Estação Cinema... Com apresentação de Dilberto Lima Rosa... Uma produção do Clube dos Amantes do Cinema...". Isso mesmo, caríssimos blogueiros de plantão: fui locutor amador e, ao som do tema de Lawrence da Arábia tocando ao fundo, apresentei o primeiro programa da rádio maranhense voltado unicamente para trilhas sonoras e comentários sobre a sétima arte! E, o mais importante, eu não estava sozinho nesta empreitada...

Sérgio Ronnie Brandão Pereira (juntamente a outras pessoas, como Lígia Calina França Brito, que conhecemos por um anúncio na revista SET e que agia mais nos bastidores), amigo dos tempos do colégio, vivia então comigo o sonho de construir um movimento cultural cinematográfico, começando com aquele programa de rádio (semanalmente às quintas), passando pela formação de platéia (com apresentações aos sábados de filmes no SESC e numa faculdade local, com os bons e velhos "debates" e palestras dos antigos cineclubes) até chegar à sonhada sede, como um verdadeiro clube, a proporcionar a todos os seus associados mostras, cursos e muitas outras benesses...

Mas, além de aquele ano não ter sido fácil para mim por razões pessoais, meus amigos e eu não fomos para além do programa de rádio e das mostras com debates: o sonho acabava bem longe de sua conclusão ideal, no finalzinho de setembro, com o desgaste daqueles longos meses sem apoio ou financiamento (éramos ainda inexperientes no universo das atuais ONGs, por exemplo, longe da sombra onipotente do Estado ou de grandes projetos para a iniciativa privada...), apresentava eu (na verdade, passei a só "comentar", uma vez que o Curso de Jornalismo da UFMA exigiu, com o tempo, a mudança de apresentação para uma radialista assessorada por nós: eu não era "da área", mas estudante de Direito) o "último programa", despedindo-me não com um "adeus", mas com um "até logo"... Puro eufemismo forçado: aquele era mesmo o último programa, com a consequente última apresentação de filme no sábado subsequente...

Meus amigos morreram de overdose. Dos três, fui o único que seguiu carreira diversa: Lígia se manteve no seu emprego na CEMAR, Sérgio se formou em Cinema no Rio e eu segui advogando e lecionando e escrevendo nas horas vagas... Isso bem que daria um excelente roteiro com final aberto: cada um seguindo rumos diferentes, mas, quem sabe um dia, voltando a se reencontrar com o fim de reerguer um projeto como o Clube dos Amantes do Cinema... E, como num final de filme "baseado numa estória real", hoje nossos "heróis" se encontram da seguinte forma: Sérgio, de volta do Rio e sendo um pacato professor de áudio-visual em São Luís, só deixa a COHAB morto (até porque, se quiser deixar a COHAB, sua amada o mata sem pestanejar!); e eu, à beira de novos desafios e herdeiros cheios de vida, sigo advogando assim-assim, longe daqueles bons tempos que, quem sabe, um dia voltam...?
|

6 comentários:

Julio Moraes on 17 de outubro de 2009 às 17:10 disse...

Olá Dil, tudo bem?
Gostei de saber um pouco mais de sua história. Poderia ressuscita-la fazendo um podcast de cinema. O que acha? :D

Idéias a parte, realmente é engraçado como a vida se transforma em dez anos. Parece que foi ontem... estamos seguindo. Sempre.

abraços,

dr x on 19 de outubro de 2009 às 14:30 disse...

ta bonito na foto heimm...ex locutor...caracas.....Mas gostei do abuso do post....daqui a pouco tu vira um rato de cinema......sabe tudo

abraços

dr x

Anônimo disse...

Eu achei o Shakespeare apaixonado uma injustiça tão grande, que até hoje não me interessei por assistir o filme.
Devo um explicação, sobre aquele gremilin: costumo brincar com os meus que não devo ser alimentadaà noite, pois deixo de ser fofa e carinhosa, me tornando uma monstra ansiosa, uma máquina de trabalhar e de fazer todos á minha volta trabalharem também. Agora, se der prum gremilin do mau, workahoolik, um pouco de guaraná em pó, o que acontecerá?
um gremilin feio, ansioso e mega-ultra-hiper acelerado.
that's it.
beijinhos e boa semana...
PS: herdeiros?? Quantos? tenho duas... herdaram de mim o sexo, a graça, a beleza e o sorriso, mas não a ansiedade. Graças à Deus!

Marcelo on 23 de outubro de 2009 às 12:42 disse...

Dilberto, os sonhos nunca morrem...! existe o trecho de uma música que diz que o bom é ter histórias pra poder contar...acho verdade...bom ter isto prá contar...midia é aberta e já que vc gosta da sétima arte...escreva roteiros para con cursos da Rio Filme ou do sundance...é um bom começo! - eu tinha um roteiro para mandar, mas perdir pq o PC deu pau e eu não tinha "becape" depois deu pregui....de escrever outros sem PC em casa....persista...não desista...to lendo

Marcelo on 23 de outubro de 2009 às 12:57 disse...

Dilberto, deixei um comentario que foi perdido...vou tentar me lembrar...dizia sobre uma musica, um trecho que diz ser bom ter histórias prá poder contar...é isto...os sonhos não morrem, ficam adormecidos, deixados ao segundo plano...mas ali como uma semente a espera prá ser germinado...as rádios estatais tem aberto editais para programas de fomento a cuktura e sei tambem que em novembro Recife sediará um congresso de música...procure saber de repente vc consegue patrocinio....

abs e boa sorte " oxalá Deus queira, oxalá tomara...opachorô - Gilberto Gil

Unknown on 25 de outubro de 2009 às 00:48 disse...

Ei cabra, nunca é tarde para recomeçar. Primeiro temos que por em prática o plano do blog de Cinema. A Plano 9 apóia. Segundo tens que tirar essa bunda fétida desse sofá carcomido e começar a colocar a pena pra trabalhar. Escrever os roteiros para que sabe partilharmos de uma direção daqui a algum tempo.

Está acontecendo a II Janela Internacional de Cinema de Recife. Um festival novo que promete, com mais cara de festival que o Cine PE. Ontem teve o lançamento de um longa doc de um amigo, que tem produção associada da Plano 9, e já rodou o mundo, inclusive tendo ido pra o LA Film Festival com direito a comentário na Variety e tudo. Isso mesmo o nome da P9 já rolou na Variety.

Pra finalizar parabéns pelo herdeiro(a), que vem por aí. Aproveita as noites que não dormirás pra escrever. hehehehe

Abraço.

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran