terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Obrigado e Parabéns,
Julie Andrews e Gene Kelly...

Julie Andrews_Mary Poppins 4
– Eu sempre me emociono com esse filme... Não sei, a Música é muito bonita, marcou minha infância, e é um dos poucos filmes "infantis" por excelência com qualidade para prender qualquer um, de qualquer idade... Tu te lembras de que eu te mostrei Mary Poppins pela primeira vez num dia de aniversário teu?
– Lembro, sim... É um grande filme, de fato...
– Tu sabias que esta foi a estreia de Julie Andrews no Cinema? E que ela ganhou um Oscar por este filme, batendo Audrey Hepburn em... Qual era o nome, aquele do Pigmalião... Em que uma mulher do povo é convertida em dama da sociedade...?
Bonequinha de Luxo?
– Não, em Bonequinha ela faz aquela puta inocente... Deixa-me ver aqui no escritório... My Fair Lady - Minha Bela Dama!
– Ah, lembro... Puxa vida: uma vitória!
– Pois é... Merecida, né? Ela criou o tipo da linda babá perfeita e com requintes de dama inglesa... Até hoje lembrado na abertura daquela franquia inglesa, SuperNanny. E contracenando com o nada dos efeitos especiais de 1963... Engraçado, não?
– Engraçado mesmo é ver essa menina de menos de 4 anos gostando de "supergalifragis"... "supercalafrasti"...
– É supercalifragilisticexpialidocious! Mas quem não gosta? Por isso o filme foi um sucesso: agradou a todas as idades! Ainda mais com esta até então inovadora mistura de desenho animado com atores de carne e osso...
– Ei, Paai... Eu queria Cantando na Chuva... Com o homem que cai...
–Tu mostraste Cantando na Chuva pra ela?!
– Hoje foi mesmo um dia nostálgico... Assim é que se forma um cinéfilo: na tenra idade!
– Eu não acredito...
– Então veja... Olhe só: ela já puxa a cadeirinha rosa pra assistir sentadinha, com toda a atenção! O “homem que cai” a que ela se refere é o comediante DonaldO’Connor, na sequência da canção Make’emlaugh, onde ele faz uma série de pantomimas e caretas, homenageando a arte mais pura de fazer rir... E deu certo mesmo: ela não para de rir!
– Vê se eu posso com isso... Legal vai ser daqui a pouco ela imitando os atores nas coreografias e derrubando tudo aqui na sala!
– E essa já é a segunda vez hoje que ela pede essas duas sequências: esta e a clássica com Gene Kelly dançando na chuva... Incrível esse Gene Kelly, não? Com o corpanzil que tinha, era de uma leveza invejável: sua coreografia cheia de acrobacias, mais física do que o bailado esbelto e suave de Fred Astaire, impressiona até hoje! E essa cena da felicidade na chuva é de uma Poesia... Uma das mais completas do Cinema!
– Tudo o que tem dança essa menina gosta e agora, além de balé, parece que está descobrindo e apreciando sapateado! Eu me apresentava na escola, criava coreografias, mas acho que ela vai fazer muito mais do que isso!
– ’Tá explicado o DNA de bailarina: nunca vai achar “chato” nenhum Musical! Julie Andrews é daquelas artistas completas: atuava, cantava, dançava, tudo com aquele ar de lady insuperável até hoje... Gene Kelly, além do charme e do carisma excepcionais, coreografava tudo e até dirigiu alguns filmes... E tu, coreógrafa em Codó...
– Tudo a ver essa comparação!
– Talento é pra toda a vida e marca uma vida toda: Julie, Gene, tu... São perenes, por diferentes razões... Parabéns!
– ’Tá bom... O artista aqui és tu! Fico aqui pensando: tu já mostraste a ela Chico Buarque, Caetano Veloso, Vinícius... Agora os clássicos do Cinema... Qual vai ser o próximo passo: Machado de Assis?!
– Com certeza... Mas aí ela terá que crescer mais um pouquinho! E de Caetano, só mostrei Leãozinho e Alegria, Alegria, que o resto é muito complicado...
– Eu já acho muito: essa piunga vive pedindo “Pai, canta Caminhando...”! E tem que ser desde o começo, tu fazendo a introdução musical e imitando os sintetizadores e guitarras...
– Ela é exigente, gosta mesmo... E ’tá pra cantá-la inteirinha! Já de Chico e Vinícius, a coisa toda fica mais difícil ainda: 75% de suas obras são impróprias para menores!
– Mas ela já sabe cantar A Banda, João e Maria, as canções dos Saltimbancos...
– Sim, e do Vinícius, a Arca de Noé: não dá pra ir mais longe que isso com uma menininha de 3 anos, né?
– Como eu já disse: eu já acho muito... Mas é verdade mesmo, das “obras impróprias”: paixões voluptuosas, separações destruidoras, sexo... Canções nada infantis!
– Vinícius até que tem aqueles sambinhas mais soltos, como Rosa, Deixa, Tarde em Itapoã, essas coisinhas gostosas e sem idade que também já cantei pra ela...
– Tem também outras “puras”: Chega de Saudade e Garota de Ipanema, com o Tom...
– Verdade... Lembra o nosso começo com o Tom? Ele morreu naquela época... Mas quem dominava mesmo no pé do ouvido era o Vinícius! Eu adorava cantar pra ti os afrossambas: “Pergunta pr’o seu orixá:/ O amor só é bom se doer”... Tinha também aquela outra: “Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair:/ pra que somar se a gente pode dividir?/ Eu francamente já não quero nem saber/ de quem não vai porque tem medo de sofrer.../ Quem nunca curtiu uma paixão/ nunca vai ter nada, não...”!
– “Tantas você fez que ela cansou/ porque você, rapaz/ abusou da regra três/ onde menos vale mais”... E eu pensando que essa “regra três” se tratasse de alguma regra de amor inventada pelo louco do Vinícius...
– Pois é... Só depois de muito tempo foi que eu te contei que ele falava de traição, de infidelidade amorosa, em referência à regra da substituição do Futebol: a terceira das 17 regras...
– E a burra pensando outra coisa...
– Burrice é abusar de qualquer regra contigo... Mas, como diria o Poetinha: “É verdade, eu reconheço/ Eu tantas fiz, mas agora tanto faz”...
– “O perdão pediu o seu preço, meu amor/ Eu te amo e Deus é mais”... Não é, filha?
– Não... Amo só o Papai! Ei, pai... Bota agora o homem dançando na chuva, por favor...

|

3 comentários:

Sônia on 4 de fevereiro de 2014 às 08:55 disse...

Que bonito...que doce...

Anônimo disse...

Lindo...adorei.
Muito bom texto.
Bom dia.

Ricardo Campos disse...

Oi Dil,

Cantando na Chuva, foi melhor filme que eu já assisti em toda a minha vida. Roteiro, personagens, estória, música, tudo! Perfeito!!!

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran