sábado, 23 de outubro de 2010

Dilena e O Rei

Música, maestro: afinal, dois aniversários reais num só dia não acontecem sempre...


Não. Não se trata de uma quarta versão para o Cinema da rica história da professora inglesa Anna Leonowens contratada para ensinar os filhos do Rei Mongkut do Sião. Tampouco narrarei um inusitado encontro entre minha mãe Dilena e algum rei por ela encantado. Na verdade, pela única e simples coincidência de data entre dois nascimentos tão distintos é que me inspirei para tecer esta muito breve (porém com pretensos ares de majestade) croniqueta...

Tome o exemplo de Edison Arantes do Nascimento, que também são dois: vindo de Três Corações, ele também é Pelé, negro retinto que primeiro derramou verde e amarelo pelas frias imagens em preto e branco do futebol, convertendo o esporte bretão em arte conceitual, iluminando todo um mundo de corações que acompanharam estupefatos suas 1284 pinceladas para dentro do gol. Rei de seu Esporte e rei brasileiro no mundo (posição esta de que quase fora destronado recentemente por Lula, "O Cara"), Deus do Santos, mas de alma vascaína (adorou quando criança, vestiu a camisa, mas marcou contra ao pisar a cruz com seu milésimo gol...) e carrasco dos corintianos, Pelé deu aula para os Estados Unidos de como se joga com bola redonda e ainda foi rei no continente de suas raízes, ao cessar uma guerra num Congo Belga que parou de matar para vê-lo jogar... Recuso-me a falar do Edison, aquele cara sem muita ginga com os negócios, a vida pessoal ou a cantoria: só falo da divindade dos VTs eternos, onde o "sublime crioulo" encantou criancinhas, que envelheceriam sonhando serem jogadores de Futebol... E, mesmo sem muito drible diante dos microfones, o Rei disse "love, love, love" ao se despedir de seu amor maior... Hoje, aos 70 anos, diz que, "sem o amor das crianças, o futebol morrerá"! Um sábio, sem dúvida! Parabéns e vida longa ao Rei!

Logicamente que uma data tão especial não poderia ficar sem sua porção-mulher! Por isso, a despeito de ter sido ela ao longo da vida uma linda normalista/dona de casa (e, tal como a Anna, também minha "professora particular" em meus deveres), neste 23 de outubro outra "majestade" faz aniversário: minha Rainha-Mãe Dilena L. Rosa diz ao mundo que fica, porque guerreira por tantas décadas (sem, claro, jamais revelar seu número - rainhas não têm idade...) e vencedora de tantas batalhas! Decerto que muitos citadinos do mundo não a conhecem (ainda...), mas, dentre os súditos de seu pequeno Reino, todos a admiram pela justiça, honestidade e sinceridade de suas decisões e no trato com sua administração. E, se não têm pão, que comam bolos, oras: o negócio é tentar se divertir e aprender um pouco na lucidez e na loucura de cada dia... Se for ao lado dela - com seu jeito didático de explicar diversas vezes cada linha de seus argumentos, com sua verve para as mais diversas e belas prendas artísticas, sua emoção à flor da pele e sua beleza exótica de rainha egípcia -, fica bem mais fácil querer ser (e tornar-se) alguém melhor...

Num País sem memória e sem monarcas há um bom tempo, nada melhor que louvar por saúde e felicidades a pessoas que, em reinados distantes ou logo ali perto do seu bairro, fazem do mundo um lugar mais majestosamente belo e rico...

Rei Pelé e coroa montada; Rainha-Mãe e Lord de Vila Bessa passeando em seu palácio de veraneio: felizes aniversários, Pelé, Mamãe Dilena e, sem jamais esquecer meu querido Papai Carlito, que também aniversariou recentemente, no último dia 21 - data que o Camisa 10 nasceu realmente, vindo a ser registrado somente no dia 23...
|

23 comentários:

Thiago Leite on 23 de outubro de 2010 às 06:41 disse...

Pelé era um gênio do corpo e das pernas. Certa vez comentei com Inês sobre ele e ela me disse que já o havia admirado, mas mudou um pouco sua visão sobre ele depois dos escândalos pessoais. Mas eu pensei, uma coisa é o grande jogador, outra coisa é a pessoa em suas relações cotidianas. Esta conversa com minha esposa me veio à mente quando você diferenciou Pelé de Edison.

Porém, por mais que se cotejem esse rei e essa rainha (e mesmo falando primeiro daquele), percebe-se que o jogador e atleta por tantos admirado não recebe um conjunto de palavras tão encantador quanto a querida mãe, que no texto parece mais viva e real do que o ícone, do que o deus distante e virtual.

Jandira disse...

Mesmo com tantos anos de convívio, me surpreendo com tua capacidade e sensibilidade para fazer homenagens tão lindas reunindo cinema, reinados, futebol,família... e pasmem até história do Brasil tem embutida! Parabéns aos aniversariantes em especial ao casal, d. Dilena e s.Carlito, os maiores dançarinos que o 'Petisco da Velha' já viu!! Beijos

Érica on 23 de outubro de 2010 às 15:19 disse...

Parabéns para ela, então.
Dever ser mesmo uma querida.

Beijos

Claudinha ੴ on 23 de outubro de 2010 às 21:13 disse...

esqueci de dizer que já fui apaixonada por Yul Brynner também, rsrsrs. Ele hippie, careca e rei do Sião!!!

Adriana B. disse...

Parabéns aos seus pais! Muitas felicidades e muitos aninhos de vida a eles. Parabéns pelos aniversários e por terem um filho tão sensível, poeta admirador das coisas belas da vida e que os surpreende com uma homenagem tão bonita, digna da realeza mesmo...

adorei a foto no Palácio!
bjao, amigo.

adriana.

Canto da Boca on 24 de outubro de 2010 às 15:10 disse...

Majestosa crônica, Dilberto! Gostei da forma como separaste o joio do trigo, porque o Pelé é mesmo uma figura inesquecível, já o Edson...

Deixo meu beijo carinhoso e cheio de ótimos desejos para a sua mãe.

Abraço.

;)

Jota Effe Esse on 24 de outubro de 2010 às 18:00 disse...

Parabéns pra você, que produz uma crônica tão brilhante com merecidos mimos a seus genitores queridos, e parabéns pra eles nos seus aniversários. É mesmo indispensável separar a imagem de Pelé da imagem do Edison. A vida deste só a ele pertence, mas a daquele é nossa e temos que lhe dar todas as homenagens que merece, face ao seu esplendor. Meu abraço.

Luci on 24 de outubro de 2010 às 19:23 disse...

eu, na qualidade de mãe, lhe digo: nada mais delicioso que ser rainha!
meu melhor abraço pra sua rainha!
*
deborah kerr e yul brynner - eu vi no cinema, pequena, ao lado da minha rainha!
beijos!

Dilena disse...

Que bela homenagem!
Dilberto você é uma pessoa maravilhosa!
Fico lisonjeada com suas palavras carinhosas e amáveis.Uma homenagem dessa, só partindo de um filho amoroso e sensível como você sempre foi.
Esse foi o maior presente que recebi no meu aniversário. Muito obrigada. Que Deus o abençoe sempre.
Beijos da mame.

Marco on 25 de outubro de 2010 às 15:26 disse...

É, primo... Mandou muito bem.
Parabéns à sua mãezinha que é tão majestade quanto Pelé.
Quanto ao fabuloso DEZ, juro que eu nunca entendi essa discussão besta que tenta igualar Maradona comcess Pelé. Ora, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento sabe que nunca houve nem haverá jogadores como Pelé e Garrincha. Não me admiraria se uma hora dessas aparecesse um canhotinha tão habilidoso quanto o Don Diego. Para mim, Maradona está no nível do Zico. São dois superjogadoraços, mas não são Pelé e Garrincha. E aproveito aqui para dizer que ambos, Pelé e Mané, só se consagraram definitivamente, só se realizaram quando jogaram com o Manto Sagrado. O Garrincha, não consegui ver ao vivo com a camisa do Flamengo. Mas o negão, eu vi! E com que majestade ele usou a gloriosa camisa rubro-negra!
Bela postagem, primo! Dê um beijão na tia!
Carpe diem. Aproveite o dia e a vida.

Dulce Miller on 26 de outubro de 2010 às 01:34 disse...

Caindo de sono, mas precisava te dizer que tu também és meu "amigo-relicário", pelo menos te considero assim, apesar das minhas ausências. O poema foi uma declaração de amor por mim. Acho que eu precisava fazer isso, sabe? Adoro-te!
Muito obrigada, boa noite, beijo no coração!

Chris Ferreira on 26 de outubro de 2010 às 01:36 disse...

Oi DIlberto,
linda a sua homenagem.
Adorei o comentário da sua mãe. Parabéns para ela ainda que atrasadinho.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Lu_MCordeiro on 26 de outubro de 2010 às 01:58 disse...

Oi,Dil,que lindo vc fazer uma homenagem à sua mãe.Parabéns a ela,tanto pelo aniversário como pelo filho amoroso.Eu,que tb sou mãe,me comovo mto.Qto ao nosso Rei Pelé,ele é tão maior que todos os que vieram depois que nem dá para comparar.Mas Garrincha tb foi um encanto com a bola nos pés.Deixava os gringos a ver navios,procurando pela pelota que ele já havia levado há tempos.Bons e encantados tempos em que o futebol era arte,esporte,alegria.Hj,sobrou brutalidade,torcida organizada violenta e assassina,jogadores envolvidos em escândalos com traficantes,assassinatos,prostitutas...
Que bom que ainda temos um Pelé inteiro,jovem aos 70,e homenageado como deve ser.
Bjsss,filho de D.Dilena!!!

Ilaine on 26 de outubro de 2010 às 04:34 disse...

Dilberto! Parabéns pelo aníver de Dilena, sua mãe. Felicidades mil para ela e para toda a família. E que linda homenagem... Sim, Rainha-Mãe! Ela merece.

Pelé é inesquecível, pois marcou o mundo com seu talento. Por aqui ele é citado sempre como o melhor jogador do mundo e eu penso que temos motivo para orgulho. Li o seu livro e gostei demais. Penso que continua sendo uma pessoa humilde.A propósito, ele esteve aqui em Copenhague por ocasião da reunião do COI. Tentei vê-lo de perto, mas não consegui.

Abraço

Игорь on 26 de outubro de 2010 às 09:13 disse...

Oi Dilberto siga este link :

http://fio-de-ariadne.blogspot.com/2010/10/ii-concurso-de-contos.html


volto depois para a leitura de teu novo post !

abração !!

Magui on 26 de outubro de 2010 às 12:44 disse...

Bela homenagem.É bom nascer em data tão destacada.Pelé é um grande brasileiro em todos os sentidos.Imortal !

Игорь on 27 de outubro de 2010 às 12:28 disse...

Bela homenagem Dilberto .

Interessante o caminho que se inicia no Sião até tua casa .

abração !!

Jens on 27 de outubro de 2010 às 14:36 disse...

Transmita à Rainha-Mãe, votos de feliz aniversário, em nome deste humilde vassalo. Receba também vossa alteza, principe herdeiro, os parabéns por este faustoso acontecimeno. Paz, prosperidade e saúde para todos.

Abraço.

José Viana Filho on 27 de outubro de 2010 às 21:36 disse...

Pele um craque com a bola nos pes. De todos os videos e jogos q pude ver dele, quanto mais e mais vejo, tenho ainda mais certeza de que foi e sera sempre o maior de todos os jogadores de futebol!!

DILENA 'e a rainha do lar dos ROSAS, e mãe dedicada e segundo o proprio filho dela, centralizadora(no bom sentido)

Seu texto, uma pérola de escrita, como os discursos da DILMA rsrsrsr!!

Parabens aos dois craques e a todos os escorpianos. Quem nasce nesse período, foi gerado no carnaval e não veio para passar em branco.

abs mestre e adorei o clipe!!

Dulce Miller on 28 de outubro de 2010 às 09:15 disse...

Sob livre e espontânea pressão, cá estou eu de volta pra fazer o que deveria ter feito e não fiz, que era comentar o teu post.
Num primeiro momento o que me veio à mente foi tua sensibilidade masculina ao juntar duas datas importantes pra ti, num post só, com duas pessoas totalmente diferentes em todos os sentidos, principalmente sentimentais em tua vida, e fazer este texto que emociona e instiga a ler mais. Poderia até virar livro, sem exageros...
Gostei muito e sempre gosto do que escreves, te admiro, já falei isso, mesmo que por muitas vezes, eu leia sem comentar (o que é um pecado com um blogueiro morcego relicário tão querido como tu)
Mil desculpas.
Não vim aqui pra reclamar da vida, mas acho que tu merece saber que estou vivendo uma das piores fases da minha vida, em TODOS os sentidos e fazendo das tripas coração para continuar de pé.
Ausência justificada, espero que me compreendas e que continue sendo meu amigo. Te gosto cada dia mais, através das tuas letrinhas.
Grande beijo!

Dulce Miller on 28 de outubro de 2010 às 09:18 disse...

Ah, já ia esquecendo... eu tiro as fotos do meu celular, por isso não ficam tão boas, com a qualidade ruim... amo tanto fotografar mas ainda não pude comprar uma câmera exclusiva e decente pra isto. E quem jogou a pedra na água foi meu sobrinho de 10 anos rsrsrs As fotos todas são do sítio onde eu moro.

Beijos e obrigada, sempre!

Diários do Papai on 31 de outubro de 2010 às 12:14 disse...

Parabéns aos reis e rainhas de hoje e de sempre! Minha princesa, hoje (dia 31), também faz aniversário de meses!

MARCOS DHOTTA on 2 de novembro de 2010 às 11:07 disse...

Caríssimo,

Grandes primaveras para sua raínha/mãe e para você também, grande herdeiro. Agora fiquei curioso?! O morcegão puxou a quem mesmo? Isso é uma outra história...
Sim, E Vivas ao rei! O tricardense pelé. Abraços!

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran