terça-feira, 25 de maio de 2010

Fortaleza da Solidão


- Posso não ser mais o Super-Homem que você queria, mas sou o super-herói que o momento exige... Bem longe do gigantismo de um certo kryptoniano, bem mais próximo de um "super-homem bizarro"...


Seja pelos Quadrinhos, seja pela série de filmes do Richard Donner com Christopher Reeve, todo mundo já ouviu falar da Fortaleza da Solidão, quartel general do personagem e palco de inúmeras aventuras heróicas ou estórias intimistas, espécie de refúgio kryptoniano do Homem de Aço na Terra... Seja nos antigos moldes da Era de Prata (anos 50/60), quando pululavam ingenuidades como as coleções de estátuas e troféus (como também na Batcaverna dessa época) ou a chave gigante que só o Super poderia levantar para abrir o portão (!), seja no conceito do artista John Byrne (década de 80), para quem a Fortaleza da Solidão não existiria no Ártico, mas seria o próprio Clark Kent (psicologicamente falando), o simbolismo da Fortaleza é um dos mais bonitos e melancólicos das HQs - e muito bem explicado e interpretado pelo "Mestre Jedi" Bruno Chagas no excelente Fortaleza da Solidão (não por acaso, 'blog' homônimo do forte alienígena!).

Toda esta introdução para falar de meu enfim-pronto espaço de produção profissional e de descanso: o gabinete de meu apartamento, espécie de escritório e "QG" de minhas coleções (livros, revistas, miniaturas, pôsteres, DVDs e CDs) - originalmente planejado por mim com um desenho de móvel embutido de peça única (mas adiado devido a certas mudanças de rumo financeiro inesperado...) e só agora erguido (no muque!) com prateleiras de madeira e estantes de aço (apropriadamente), organizado, finalmente, com todas as minhas "coisas"!

Para tanto, convido a todos os meus queridos blogueiros de plantão a conhecer este espaço, minha Fortaleza da Solidão - assim batizado porque no meu pequeno escritório praticamente ninguém entra e "em oposição" à BatCaverna, antigo Flogão que mantinha com fotos de minhas coleções quando solteiro na casa da mãe ('link' permanente ao final desta página, imagem do bonequinho do Logan lá embaixo!). Neste meu novo endereço virtual de fotos no Flickr, além das imagens de minha "Fortaleza", há outros álbuns com imagens pessoais, divididos em "Anos 80" ('post' Saudosa Loucura..., do último dia 10, abaixo) e "Viagens", todos com imagens flagradas por mim com celular ou máquina digital.

Lembro-me, com um sorriso no rosto, de quando o último carpinteiro esteve na minha casa para a instalação de novas prateleiras e vendo, à época lacradas nas caixas (porque ainda não havia onde exibi-los), as minhas então mais recentes aquisições de 'action figures' (jeito "adulto" de chamar bonequinhos e estatuetas de personagens do Cinema e das HQs), Batman e Indiana Jones, soltou "O senhor já viu aquele filme, 'Virgem de 40 Anos'!", em referência à genial criação de Judd Apatow e Steve Carrel (Andy Stitzer) no filme homônimo de 2005... É, não há como negar um lado 'nerd' (como na boa lembrança do amigo virtual Thiago Leite) fortemente influenciado pelos meus anos 80 - e que parece ter ganho força nos últimos 'posts' deste mês de aniversários especiais de maio, com novas "kryptonianas" a caminho...

Porém, como diria outro famoso (e 'nerd') herói, "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", este "super-herói menor" pede vênia aos queridos e assíduos blogueiros de plantão deste humilde espaço para retirar-se por um tempo em sua Fortaleza diante de uma longa jornada de conhecimento... Mas não sem antes mostrar a ela todas as canções, histórias poesia e amor acumulados ao longo de tantos anos de viagens por dezenas de outros mundos espalhados pelas vinte e oito galáxias conhecidas... E que ela nunca se esqueça desta viagem maior, nem de mim, quando souber enfim tudo que eu amei...


Até um dia...
|

26 comentários:

Érica on 25 de maio de 2010 às 17:33 disse...

É quando algo grita mais alto, e a gente desperta para um outro caminho, com outras obrigações, em outros coraçoes desavidados.

Vai lá, e faz o melhor. Se é para ser assim, que assim seja, então. Quando tu voltar vai te um monte de outras coisas lindas para contar, né?

Eu vou estar por aqui, sem dúvida, sorvendo dessa tua fonte de grandes experiências e histórias sem fim.

Beijos e até breve!

Canto da Boca on 25 de maio de 2010 às 20:21 disse...

É. Talvez a vida seja suportável porque enquanto ela acontece, coisas tantas desacontecem e outras tantas pedem passagem para acontecer. Se sair de cena se faz necessário, que essa saída se demore o tempo suficiente. Bons ventos o levem pelas galáxias a serem desbravadas, seja qual for o formato, e que o traga também quando for a hora.

Um abração imenso e todo o sucesso do mundo!

Bruno Chagas on 25 de maio de 2010 às 22:12 disse...

Muito bacana a sua "Fortaleza". Eu tento manter um espaço parecido no meu quarto, mas acho que por enquanto só rivalizo com você em quantidade de DVDs, hehe

Agradeço pela sua citação. Espero que não demore muito para um texto novo. Jornadas são sempre interessantes de serem compartilhadas...

Abraço!

Marco on 26 de maio de 2010 às 14:31 disse...

Ê primo... Vai dar um tempo, né? Pois é. De vez em quando é preciso, para colocar nossas bat-cavernas e fortalezas da solidão em ordem. Fui ver as suas fotos e vi belos bonequinhos de nossos heróis. Bem, teve um boneco das fotos que achei horrível, ridículo mesmo. Nem sei de que ele está sorrindo, mas... never mind, como diriam os franceses.
Eu tenho pouquíssimas coisas dessas. Noutro dia ganhei uma miniatura do Match 5 e do carro do Corredor X.
Tenho lido muito gibi dos anos 60 e 70. Já tenho uma pilha de um metro e meio mais ou menos. Tenho saudades daqueles quadrinhos ingênuos. Os de agora, não tenho saco, acho muito chatos.
Mudando de assunto: rapaz, acho fantástico o seu processo de musiquinha acompanhando os posts. Ele funciona superbem com Explorer, Firefox... Muito legal. Bem que eu queria colocar um desses no Antigas Ternuras... Mas nem imagino como seja.
É isso. Boa submersão, primo. Volte logo com suas ótimas postagens.
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Unknown on 26 de maio de 2010 às 20:28 disse...

Olá Dilberto!
Fui lá ver e não comentei porque não tenho conta. Eu tenho alguns destes brinquedos. Tenho uma relação tempestuosa com o resta 1, pois aprendi a deixar um pino no centro e perdeu a graça, um dia quando o namorado tentou me presentear e me agradar, eu mandei ver na frente dele e em segundos deixei um só pino, o cara ficou tão sem graça que nem sei como ainda casou-se comigo! Rsrsrs. Valeu pelo comentário e pela força, viu? Beijos!

Ricardo Campos disse...

Oi Dil,

Nunca tive uma Fortaleza da Solidão. Meu quarto nunca foi personalizado com idéias, gostos e manias. Acho que nunca liguei muito pra isso. Minha Fortaleza era basicamente na minha mente, nas minhas brincadeiras solitárias e bastante imaginativas (uma espécie de Mundo Querido do Bob). Era nas minhas fantasias que me sentia só e diferente. Porém, muitas vezes as dividia com meus primos e com você, caro amigo-blogueiro. Fico feliz por ter organizado o seu canto, o seu refúgio. Mesmo casado, com filhos, precisamos deste espaço. É nele que refletimos, sonhamos e organizamos nossas idéias. Penso em quando me mudar, organizar um espaço semelhante a este. Quando puderes, me convide pra conhecer seu espaço pronto e acabado. E sobre o blog...que pena que vai ocorrer uma pausa. Mas espero o retorno triunfal. Hasta la vista!

Adriana disse...

eu já vi esse espaço ao vivo e adorei, é de muito bom gosto como tudo seu e claro, super organizado, rsrs... Posts de despedida são sempre tristes. Na verdade, qualquer despedida é triste. Mas pelo menos vc vai voltar um dia! Que seja breve! Beijao

Unknown on 28 de maio de 2010 às 18:19 disse...

Excelente o texto, Dilberto.

Você desde criança foi muito cuidadoso com seus brinquedos, revistinhas,materiais do colégio...
Ainda pequeno sempre me pedia de presente um bonequinho de filme até formar o conjunto.Aí, você já iniciava sua coleção e deu a continuidade comprando-os.

Dilberto siga o seu coração.As vezes temos que parar uma coisa que gostamos de fazer para iniciarmos uma outra etapa da vida.No momento certo você voltará.


A sua Fortaleza da Solidão está linda.Parabéns!

Beijos da mame.

Magui on 28 de maio de 2010 às 22:20 disse...

Cáspita! Quanto carrinho e revistas!Tem razão em ter orgulho.Afinal, pelo
que parece levou muito tempo para acumular tanta preciosidade. E, tenho certeza, vai aumentar com o passar do tempo.

José Viana Filho on 29 de maio de 2010 às 11:37 disse...

Que o nosso super heroi volte, e volte o mais experiente e reforçado de responsabilidades maiores!!!

Esse seu tempo, quem te ler aqui sabe q são ferias, curta bem , agora, as tres mulheres da sua vida(agora teras duas mães).

Abs e estaremos on line semana q vem, eu e sergio vamos te ligar cantando "Ode as mais belas das ISas".

Sucesso e quando voltar avisa pro email e ou mensagem , abs e vc deixou Ricardo orfão!!!

cineboy on 29 de maio de 2010 às 20:59 disse...

Parabéns e espero a vinda de Isa com muito impacto pois é o meu primeiro grande amigão virando papai. Eu já tenho praticamente um enteado,mas espero que sua filhinha venha lhe preencher horas solitárias com muito amor e felicidade! Abração meu amigo!

Lu_MCordeiro on 2 de junho de 2010 às 00:34 disse...

Impressionante a tua Fortaleza.Qta miniatura! É mto bom termos um espaço só nosso. Agora,que vem a neném,vamos ver o que ela vai aprontar com os brinquedos arrumadinhos do papi... rss.
felicidades e não demore mto!
bjsss,Dil.

Anônimo disse...

Se você precisa se afastar, não brigo. Mas morrerei de saudades...
um baby é sempre um grande presente, boa sorte nesta aventura, e apareça de vez em quando.
ontem vi suas fotos. Amei, de paixão. me deu uma saudade...

Ilaine on 3 de junho de 2010 às 04:05 disse...

Ter um filho é o maior aontecimento em nossas vidas. Ah, ocupa a alma, o coracão, a casa... É especialíssimo de único. Nada é mais emocionante. Então, Dilberto, desejo muitas felicidades com a princesinha e volte para contar as novidades. Beijo

Marcelo on 6 de junho de 2010 às 15:56 disse...

Dilberto, uma coisa que acho legal em certas crianças é saber escolher um refugio um "bunker" prottetor...algo meio super-heroi de nós mesmos e é muito feliz quando crescemos e conseguimos manter essa fortaleza da solidão...uma gaveta muito pessoal!

abs

Ruby on 7 de junho de 2010 às 13:52 disse...

É gente que vem, é gente que vai e assim...Vou lá. Voltei!

Glória on 10 de junho de 2010 às 11:07 disse...

Ah meu caro primo, como sempre estou atrasada. Tenho até medo de chegar tarde demais ao meu destino final...rsrs mas, como diria um certo alguém "antes tarde do que nunca"...aqui estou para as despedidas(mais uma, espero q breve)desse teu espaço. E dessa vez por um motivo transcendental que é ingressar na paternidade. Desejo tda a felicidade do mundo nessa tua nova fase, talvez a melhor de tua vida. Espero notícias alvissareiras da nina.

Abraço grande de parabéns!

Ah, o post está lindo e melancólico, super bem escrito, mas isso já não é novidade né? És um escritor nato e talentoso.

Mulher na Polícia on 11 de junho de 2010 às 12:13 disse...

Vai embora?
Me leva??? (vamos voando!)

Beijinho e saudade.

Helô Müller on 11 de junho de 2010 às 14:24 disse...

Como é bom te ler, Dilberto!
Genial a tua Fortaleza! Percebe-se muito amor em cada um dos detalhes... És do signo de Câncer? ( acredito que o tenha forte em seu mapa natal... )
Mas, é isso aí... curta este novo capítulo em tua vida com muita dedicação, seriedade e amor; o que, aliás, fica demonstrado, a todos nós, leitores, ser a tua forma de viver! Serás o super herói da tua filhota, com certeza!
Beijos e boa sorte nesta nova jornada!
Helô

Jens on 11 de junho de 2010 às 17:36 disse...

Então o herói construiu o seu refúgio. Parabéns, Dilberto. Todo homem precisa de um espaço para chamar de seu. Que venham novas e delirantes aventuras.
Pro alto e avante.
Um abraço.

Scorpys on 21 de junho de 2010 às 21:52 disse...

Ora ,ora entao vais ser papai,que maravilha.Vi suas fotos,minha filha adoraaaaaaa star wars e X-man,especialmente o Logan claro....rsrs.Se vc vai se afastar do blog pra ser aproxima do filho que chega,isso é muito bom,quando ele ou ela nascer,,venha nos contar tudo.Apareça para visitar ok.Muita paz e felicidade,"E QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ".
Beijussssssssss

Luma Rosa on 28 de junho de 2010 às 00:56 disse...

Dil, aproveite sua jornada de conhecimento, cada segundo, porque o tempo não volta! "Amadurecemos quando assumimos responsabilidades"!

Também tenho a minha fortaleza, mas não expus as minhas coisas como fez, preferindo guardar! Porque uma casa que vez ou outra tem criança, dá dó quando pedem para brincar e me corta o coração dizer não.

Espero que de vez em quando dê o ar da sua graça! Não suma! Beijus,

Marcelo on 5 de julho de 2010 às 18:27 disse...

E ai tá na Africa do Sul?

abs

(v)orcego on 14 de julho de 2010 às 14:34 disse...

Parabéns por ter conseguido erguer seu espaço.
É importante termos um espaço privativo só nosso para meditarmos, planejarmos...
Eu estou casado a relativamente pouco tempo(3 anos) e sinto falta de quando não tinha alguém zoando no meu ouvido querendo mudar o canal da tv, querendo ver outro filme, etc enfim vc levantou uma questão que me faz planejar esse meu espaço.
Principalmente pq finalmente conseguimos financiar uma casa e poderei quem sabe criar esse espaço na nova casa.
Eu tenho mts dvds de animes, filmes, alguns livros, já tive mais de 500 revistas de HQS qdo mlk q minha mãe fez o favor de jogar fora pq ocupava mto espaço e pó(senão fosse crime talvez hj ñ tivesse mãeheheeehe).
vlw pela dica e boa semana, (v)

Soninha on 14 de julho de 2010 às 17:44 disse...

Olá, Dilberto!

Há quanto tempo! Também fiquei ausente um pouquinh...
Mas, parabéns pelo seu novo espaço...Já fui lá dar uma espiada, pois adoro fotos.
Tem muita coisa legal e preciso voltar lá, com mais tempo, para ver tudo.
Muito legal você dividir conosco.
Valeu!
Muita paz! Beijossssss

Claudinha ੴ on 18 de julho de 2010 às 20:46 disse...

Oi Dilberto!
Obrigada viu? Já publiquei lá!
Espero que tudo esteja bem em sua fortaleza!
Beijo!

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran