terça-feira, 5 de maio de 2009

Chove Chuva...

Agora está chovendo... E muito aqui em São Luís do Maranhão, da mesma forma no Norte e no Nordeste de uma forma geral. E assim mesmo daria tudo para ir correndo só pra ver o meu amor, como diria o Poeta Ben...

Infelizmente, não são tempos de cantar na chuva, não: tanto na capital como no resto do Estado (assim como se dá, em especial, com o vizinho e amado Pará...), muitas famílias se encontram desabrigadas e muitas cidades do interior se encontram em estado de emergência devido a inundações. Uma pena aqui não ter o discreto charme da burguesia sulista de Santa Catarina, não havendo aquela mobilização nacional pelos nossos desabrigados marrons: até o Presidente, que já foi nordestino, só passou por cima, 'blasé' e 'an passant', em seus belos discursos à francesa... Para os de coração cosmopolita e bom, em querendo ajudar, a OAB/MA disponibilizou a seguinte conta para os necessitados maranhenses: CC 2222-5, AG 2954-8, Banco do Brasil.

Mas chuva, além de tudo, é melancolia, é lágrima de saudade que escorre, é céu cinza, é clima tétrico... Por isso acabei desencavando entre os escombros do último deslizamento sem vítimas fatais uma crônica poética para fazer-lhes companhia ao lado de um bom chá ou caldo quente...

Solidões

Sonhos de mulheres de papel, fugidios e desfeitos na esperança de uma companhia feminina – ao começar a noite é que se sente sua falta. Elas moram só no pensamento...

Saio à procura da noite na rua e vejo a vida passar por mim sem me perceber; assim como as muitas pessoas que, por também procurarem, também não me percebem.

Um beco vazio. E aquele beco seria minha morada. A chuva que caía, minha companhia. E a escuridão, a claridade de meus pensamentos e esperanças. Era diferente de casa, mas só um pouco. E era mais frio e distante saber que chovia sem ver os pingos, só sentindo a chuva; as gotas, a me deixar todo molhado.

A chuva cai para todos. E era confortável saber que eu tinha companhia porque, em algum lugar, aquela chuva também molhava alguém além de mim...

Dilberto L. Rosa, 1994
|

5 comentários:

Francisco on 5 de maio de 2009 às 17:03 disse...

A crônica define bem o quanto é bom estar na chuva junto de alguém especial.
Já aqui no extremo sul, a seca está de dar inveja ao deserto do Saara. O pessoal implora por algumas gotas abençoadas.
Fazer o que! Sinal dos tempos.
Um abração!

Soninha on 5 de maio de 2009 às 19:57 disse...

Olá, Dilberto!

Sabe, eu amo a chuva. Gosto muito, mesmo.
Claro que não daquela que machuca as pessoas, tirando-lhes casas, lavouras, empregos...
Gosto da chuva criadeira, da que encharca o solo e traz fecundidade à terra, da que lava os miasmas insalubres da poluição...
Gosto do barulhinho de chuva para dormir...do aroma da chuva...da alegria das plantas, mostrando sua clorofila e suas flores...
Gosto da situação que vc citou, quando temos alguém, amado, ao nosso lado, nestes momentos de chuva.
Adorei ler seu texto.
Lamento, também, pelos problemas que Maranhão vem enfrentando, assim como todo o Brasil.
Sou-lhe grata pela visita lá no Roda e por seu comentário.
Muito obrigada!
Excelente semana a você,
Muita paz! Beijossssssssssss

Márcia(clarinha) on 8 de maio de 2009 às 22:32 disse...

Triste situação do Maranhão e de muitos estados brasileiros devastados pelos abundantes temporais, sinto muito por todos os que sofrem.

Gosto de dormir com o barulho da chuva fraca quase poesia.
Gosto do banho de chuva, romântico quase infantil.

Tomara tudo fique bem rapidamente.

dias bons meu querido filhote, Dil.
beijos

Marco on 9 de maio de 2009 às 19:12 disse...

Olá, caro primo.
Desculpe pela ausência, mas o bicho anda pegando pro meu lado. tentei abraçar o mundo com as pernas e constatei que não deu.
Sobre a calamidade no Maranhão, assim como eu ajudei aos nossos irmãos sulistas, vou ajudar aos irmaõzinhos maranhenses.
Lamento por tudo isso acontecendo com pessoas já tão necessitadas. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Anônimo disse...

Realmente, muita chuva aqui também em Bacabal, a tragédia é muito grande se comparada a anos anteriores!

 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran