terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Sorria: Já É 2008!



A Arte do que virá: "Por que tão sério?"


Passei a virada de 2008 revendo Rocky – Um Lutador em casa, ao lado de Jandira. Bom filme, mais um tratado setentista sobre perdedores (tal como foi Marty, outro ganhador do Oscar, em 1955) que um “filme de boxe”, como acabaria tornando-se o resto da malfadada série, onde só se alternavam os vilões... Bem, voltando: preferi, de última hora, a meia-noite no aconchego de casa à loucura de um ‘reveillón’ na praia (desembocadura forçada de um morador de uma capital litorânea), e, pelas superstições, passarei o novo ano inteiro vendo filme, o que não acharia mal, não – especialmente se fosse algum trabalho de que participasse: afinal, a depender da insistência de amigos como Henrique Spencer, seria muito bom colocar para fora novamente a veia artística, especialmente depois do sucesso “boca-a-boca” de meus quadrinhos O-Soto-Gari Madureira!

No ano de 2007 fui muito pouco aos cinemas e assisti a não muitos lançamentos em vídeo. Falta de tempo? Também, mas acho mesmo que cansei por completo do cinemão vazio norte-americano, aquele com trilha incidental até quando o protagonista vai ao banheiro! E, como o bom Cinema do resto do mundo nem sempre é acessível (tirando as boas surpresas nacionais, com um melhor alcance de público, apesar do tanto que se ainda há de lutar por distribuição nacional), pouco ou quase nada vi da França ou do Oriente...

O curioso é que Stallone também “começou” meu ano passado, uma vez que o primeiro filme a que assisti em 2007 no cinema foi o nostálgico Rocky Balboa, um melhor ‘grand finalle’ para a série, lembrando de longe o gostinho do primeiro e apagando a bobagem do quinto filme! Entretanto, naquela mesma leva na telona, vi ótimos trabalhos, como A Rainha e Cartas de Iwo Jima, e, em vídeo, preciosidades como Pequena Miss Sunshine e Filhos da Esperança, que acenderam este belo sentimento em mim quanto à Sétima Arte... Mas, como não são trabalhos do ano passado, não farão parte da minha lista retrospectiva dos “Melhores de 2007” para este primeiro ‘post’ do ano, com os “cinco primeiros lugares” do cinema, mesmo lá não tendo comparecido tanto. Mas antes dela, posso dizer que, mesmo longe das bússolas douradas e dos bewoulfs do final do ano passado, ainda posso dizer que agüento o multi-milionário e multi-iluminado cinemão ianque com a expectativa de alguns heróis que ameaçam trazer um pouco de inteligência e qualidade para 2008, parecendo ser os dois grandes ‘blockbusters’ deste ano: Batman – O Cavaleiro das Trevas e Indiana Jones e O Reino da Caveira de cristal, cujos pôsteres e ‘teasers’ já pululam a ‘net’, já encabeçando este humilde espaço virtual!


Cinema – O Melhor de 2007

5º. Lugar: Quando meus pais saíram em viagem de férias (BRA);
4º. Lugar: Zodíaco (EUA);
3º. Lugar: O Cheiro do Ralo (BRA);
2º. Lugar: Ratatouille (EUA);
1º. Lugar: Tropa de Elite (BRA).


Mais Arte: no Esporte, o Pan fez bonito (especialmente nossos para-atletas) e o Corinthians foi para a Segundona; no Teatro, o gênio Bergman e o mestre Autran nos deixaram, sem eu nunca ter visto Paulo nos palcos de minha distante São Luís; na Música, firmou-se a melódica voz da cantora Céu, o mestre Chico Buarque lançou mais um belo trabalho em CD e Led Zepellin voltou aos palcos; nos Quadrinhos, a saga O-Soto-Gari Madureira polemiza e as trajetórias de Capitão América e do Lobo Solitário chegam ao fim; e na Literatura se incursionaram os amigos Márcia Clarinha, Frodo Lemos e Marco Santos, este último com destaque nacional no Programa do Jô! Assim se foi 2007! A Deus, por todas as pessoas maravilhosas que conheci em 2007: a eles e a todos os meus blogueiros de plantão: um 2008 cheio de Arte!
|

2 comentários:

Anônimo disse...

To ansiosa pelo Indiana Jones..
Big Beijos e ótimo 2008.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran