sábado, 8 de setembro de 2007

... Em cismar sozinho à noite,
Mais prazer encontro eu lá...

Gonçalves Dias


"Pois só por cima de teus telhados eu respiro
A brisa de saudade que não sei explicar
De onde vem, para onde vou, minha cabeça em giro
Por sobre a cidade-sonho suspensa no ar"
(Dilberto L. Rosa)


O dileto poeta vanguardista de tempos idos (e eterno poeta de alma e questão, semiologicamente visual!), pioneiro e estudioso de nossos Quadrinhos, professor (sempre), "quase-advogado" (poema-processo sem processo na Justiça...) da natal bela região do Seridó (lar vizinho do Cerro Corá potiguar de minha amiga Glória), o multi-"primeiro e único" Moacy Cirne é alguém que sempre pensa o Brasil e o mundo (cujo Cinema ele adora): e pensando nisso que ele sempre margeia 7 maravilhas de vários recantos deste Brasil de meu Deus! Eis que a "brincadeira" chegou a mim e por e por aqui teço sobre os meus "melhores cantos" de minha São Luís! A propósito, o seu ótimo Balaio Vermelho e minha terna cidade eterna fazem aniversário hoje, em ponte virtual!

Felizes 21 Anos, Balaio!

Felizes 395 Anos, São Luís!

Confesso ter sido difícil "estabelecer" 7 maravilhas: há tanta beleza espalhada pela cidade, como o Estádio Castelão, o Sítio do Físico, a Lagoa da Jansen, as Fontes do Bispo e das Pedras, o Museu Histórico-Artístico etc. Mas como estes andam precisando de melhorias, concentrei-me mais no Centro Histórico, onde há mais conservação! Aqui vão:



1. Praia de São Marcos (a começar pela Pedra da Memória, com dois canhões, assinalando onde um dia foi o Forte de São Marcos: início da Avenida Litorânea. Um dos melhores pontos para se verem os recuos da maré da Baía de São Marcos... Areia batida e firme, boa para jogar bola);

2. Teatro Arthur Azevedo (na Rua do Sol, um bom exemplo das ladeiras de São Luís, no Centro);

3. Avenida e Praça Dom Pedro II (com os belíssimos prédios Palácio dos Leões, Tribunal de Justiça, Palácio La Ravardiére e Catedral da Sé);

4. Rua Portugal (de paralelepípedos, com os sobradões de azulejos e os telhados históricos, como em toda a área conservada do Projeto Reviver, e seus museus e casas de artesanato);

5. Rua da Estrela (cheia de casarões seculares, que desemboca no Convento das Mercês: lindo, mas de propriedade do José Sarney, que o tomou de assalto para ser sua "Fundação Republicana" só com coisas dele, quando no poder no Maranhão! Bela vista do fim do Rio Bacanga ao encontro da Baía de São Marcos)

6. Largo dos Amores (Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e Praça Gonçalves Dias, com vista para a Beira-Mar e o fim do Rio Anil)

7. Fonte do Ribeirão (donde se vê, por pequenas aberturas, parte das Galerias Subterrâneas, túneis escuros ainda não totalmente descobertos, que ligam igrejas seculares e onde estaria a Serpente que, se acordada, afundaria a Ilha: lenda local)

Colocaria ainda como "8ª maravilha" a vista do bairro onde cresci, o Maranhão Novo (nasci no Centro), donde, do alto de sua ribanceira para a Avenida Daniel de La Touche, é possível ver, ao longe, o fim do rio Anil com a Ponte Bandeira Tribuzzi, várias torres de igrejas do Centro Hitórico, vários outros bairros e uma das melhores vistas do pôr-do-sol da linda Upaon-Açu ("ilha grande", nome original da Ilha, na linguagem dos índios tupinambás), Atenas Brasileira (epíteto do século XIX, que hoje anda esquecido...), Ilha do Amor (por causa do mestre maranhense do Romantismo, Gonçalves Dias), Jamaica Brasileira (influência do 'reggae', desde o fim dos anos 70)... De minha São Luís do Maranhão!
 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran