domingo, 18 de dezembro de 2005

Ainda com poucas adesões à brincadeira "Amigo Invisível da Família Morcegos", aguardo os e-mails dos parentes desgarrados (para participar, você deve estar relacionado na lista da Família Morcegos, por ter sido homenageado por aqui, e escolher um número entre 1 e 19 - na dúvida, leia o post anterior)...

E na correria de fim de ano, duas datas especiais relacionadas a grandes mestres que já se foram merecem destaque neste mês de dezembro: primeiro, o centenário de Érico Veríssimo, genial escritor de estilo simples, excelente contador de histórias de forma cinematográfica (facilmente adptáveis para a TV, como a boa trilogia O Tempo e O Vento), uma das grandes expressões da moderna ficção brasileira, cuja vasta obra mantém uma coerente linha de qualidade; e, em segundo, Frank Sinatra, que faria 90 anos no último dia 12 - "A Voz", "The Old Blue Eyes e tantos outros adjetivos sempre abaixo do talento inigualável deste cantor inesquecível e filho da mãe "rat pack" safado de quem sou grande fã...

Mas hoje o destaque fica para dois outros aniversariantes especiais...

O que Ricardo Alexandre da Costa Campos, um pacato RP ludovicense, atualmente prestando serviços para a CAIXA, bem casado, bom cristão e admirador da Sétima Arte, e Steven Spielberg, famoso diretor californiano cinematográfico de grandes clássicos, casado, judeu e recém-formado (finalmente) na UCLA, têm em comum? Além do fato de os dois gostarem de Cinema, este tão distantes cidadãos nasceram na mesma data, 18 de dezembro!

Amigos vão, amigos vêm; somem, fazem burradas e deixam de falar com você, aparecem do nada; ligam com freqüência, são sempre presentes ou se lembram de você somente em datas especiais... Entretanto, em se tratando do mais antigo dos meus amigos, um pouco de cada uma dessas coisas aconteceu: Ricardo, o velho Cadinho da Av. B, irmão de Pitu e de Leleca, cresceu comigo a jogar "béti" (ou "bate-lata", nome mais comum atualmente), futebol e outras brincadeiras cinematográficas por nós inventadas pelas ruas do Maranhão Novo; depois foram os filmes, pelas locadoras e pelos cinemas, e as confidências da adolescência; logo a maturidade dos noivados e do casamento (dele, com Ynaiara, antiga colega nossa da extinta escola Cebolinha, de quando tínhamos sete anos, e que lhe "reapresentei" há 9 anos... quanto a mim, ainda estou na "fase" do noivado!)... Uma forte e sincera amizade de infância que se mantém até hoje mesmo com algumas "derrapadas" deste capricorniano pelas épocas da juventude, mas que em nada atrapalharam a minha boa constância com este amigo fraterno e de bom coração, que hoje completa 29 anos.

Já quanto ao Steven, bem... Nossa "amizade" advém do "relacionamento" que mantemos com os artistas que admiramos (como sou um pouco amigo de Chico Buarque, por exemplo), com quem compartilhamos idéias e sonhos, especialmente quando se desligam as luzes do cinema e somos transportados para o seu universo de infância mágica (como em E.T. - O Extraterrestre), de aventuras fantásticas com gosto de matinês (Caçadores da Arca Perdida), de suspenses surpreendentes (O Encurralado; Tubarão), de dramas maduros e pungentes (O Império do Sol; A Lista de Schindler), de comédias inteligentes (1941- Uma Guerra Muito Louca) e dos encantos desconhecidos da Ficção-científica (Contatos Imediatos do Terceiro Grau) - afinal, este é o seu ofício, e é através de sua arte que Spielberg se mostra ao mundo, com suas idéias e idiossincrasias, fazendo de todos nós, que com ele crescemos, um pouco íntimos dele... E isso só para lembrarmos suas obras-primas como diretor: afinal, Steven coleciona genialidades com sua marca pessoal também como produtor (Poltergheist; Os Goonies; Gremlins; De volta para o futuro..., dentre outros) - além, é claro, de bobagens colossais e de produções caça-níqueis (Hook - A Volta do Capitão Gancho; Jurassik Park 2 etc.), que nem valem ser lembrados!

Por essas e outras é que, sempre que acontece de eu esquecer o aniversário de Ricardo, assim que parabenizo o Steven, este me pergunta: "e o Ricardo, você já ligou para dar os parabéns?" E o mesmo acontece quando me esqueço do Spielberg... Um grande abraço e felicidades para os dois sonhadores!
 

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web Analytics

VISITE TAMBÉM:

Os Diários do Papai

Em forma de pequenas crônicas, as dores e as delícias de ser um pai de um supertrio de crianças poderosas...

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran