terça-feira, 17 de abril de 2012

Danilo Gente Fina


Numa famosa rede social, assim falou Danilo Gentili: "Esculhambar o Saney pra 1.500 pessoas em Sao Luis do Maranhão bem no dia que ele foi internado: não tem preço!"... Mas se engana quem pensa que o comediante deitou e rolou sobre o bigodudo moribundo-que-nunca-morre no show que fez aqui na Ilha no último fim de semana: uma espécie de malfadada "ética" parece ter pairado sobre o rapaz, que pegou bem mais "leve" com a 'famiglia' do Dono do Maranhão do que fez no imperdível Politicamente Incorreto, espetáculo que apresentou em Brasília no dia anterior às eleições de 2010, já disponível em DVD.

Realmente se engana muito quem quer generalizar por baixo a nova safra de humoristas brazucas: afinal, se bons comediantes às vezes pisam na bola com um pouquinho de exagero - vide o ótimo, porém polêmico, Rafinha Bastos (sócio de Danilo num bar de 'stan-up comedy' em São Paulo nos moldes norte-americanos, o Comedians), não parece ser o caso de Gentili: há mais de 6 meses com um programa de qualidade na Bandeirantes, o 'talkie show' Agora É Tarde (onde contracena com os também novos talentos do "humor em pé" de Léo Lins e Murilo Couto, além de contar com os veteranos Marcelo Mansfield e Roger, com seu Ultraje a Rigor), Danilo até brinca com personalidades e faz troça do exagero em torno de questões como o 'bullying', mas de forma bem mais comedida que o ex-CQC Rafinha (que vem por aí com uma versão brasileira do outrora interessante Saturday Night Live, na Rede TV!) e com a 'finesse' de brincar consigo mesmo, como o "Barnabé de Santo André" (apelido dado por Marcelo Tas nos tempos de "repórter inexperiente" do CQC) que tropeça pelo Português, e com o seu próprio programa, nos moldes do Tonight Show do veterano Jay Leno - "ninguém assiste a essa porra!", costuma lamentar-se no programa da emissora paulista.

Sim, ele é "daqueles que xingam", como diz minha mãe: o "boca-suja" Danilo salpica palavrões em seu espetáculo Volume 1 - mas tudo dentro dum contexto: aproveitando-se do jeitão (e da cara de) adolescente crescido, o cara se apresenta de bermudas e boné (isso quando não fica só de cuecas...) e desfila ótimos textos sobre situações como "bancos" (eles ficam com nosso dinheiro, pô: deveriam estender um tapete vermelho pra eu entrar e aquela mulher, que fica perguntando 'posso ajudar', deveria abaixar e chupar meu pau!"), "MacDonald's", "funeral", "namoro" ("Patrícia Alvez Câmara..."), "viagens de avião" e, como não poderia deixar de ser, "Política" e "Sarney" - "Do que adianta o cara ser dono da porra toda se ninguém gosta dele?", questionou sabiamente... Isso sem esquecer as mazelas da nossa querida Cidade - "Desculpem, nem deveria falar da cidade de vocês, mas, caralho, quando vi o avião aterrizando, corri para a cabine e perguntei para o piloto: 'você vai pousar mesmo na rodoviária?", sacaneando com as "instalações" do nosso "aerotenda", em condições precárias há muito tempo e em frangalhos desde o ano passado!

Quando me diziam que Danilo Gentili era o melhor do CQC, eu sempre questionava: não, tem o Marco Luque (que naufragou com o péssimo Formigueiro), tem o Rafinha, tem o... Eu estava enganado: prova disso é o cara conseguir segurar muito bem as duas pontas (sem trocadilho, Danilão) - de um lado, o despachado comediante moleque dos palcos; do outro, o "comediante de TV" engravatado e mais contido (porém igualmente debochado) numa atração para um público bem maior... Não foi à toa que lotou o Centro de Convenções Gov. Pedro Neiva, com seus confortáveis mais de 2.000 lugares em dois dias de apresentação!

Tudo bem que ele parece ter perdido o ritmo em dado momento, com um ar meio "cansado" sentado em seu banquinho (não é 'stand up comedy', Danilo? Levanta, pô!), usando e abusando do clichê 'stand-up' de puxar assunto com a plateia no famoso "Você é de onde", com piadas fáceis (porém engraçadas: "Ouvi dizer que o bairro da Liberdade de vocês tem esse nome porque é formado só por ex-prisioneiros")... Talvez porque esteja "se aposentando" das viagens pelo Brasil (seu programa na Band vai de segunda à sexta, afora outros compromissos em Sampa), talvez por o jornal O Estado do Maranhão estivesse patrocinando o evento... Mas nada que comprometesse o resultado geral, com gargalhadas do início ao fim do período de uma hora e meia desse cara gente fina e de origem humilde, que não se ofuscou com a fama repentina e que parece ter-se sentido em casa com o calor e a simplicidade do povo maranhense.

Ainda me lembro quando grandes comediantes surgiram "polemizando geral", como Chris Rock, Eddie Murphy, sendo massacrados pela crítica, porém hoje fazendo uma linha 'light', o que enfraqueceu bastante suas comédias... Pelo menos esses meninos brasileiros parecem trazer aquela coragem do 'showbiz' norte-americano dos anos 80! Marcelo Adnet, Paulo Bonfá, Bruno Mazzeo, Danilo Gentilli: é a nova comédia brasileira, mantendo o escracho de longa data e adicionando uma jovialidade "porra-louca" mais do que necessária em tempos de retrógrado "politicamente correto"... E você: já conhece o cara? Não? Nunca viu e nem gosta desse tipo de humor? "Ah, 'véio', vá tomar no..."!
|

8 comentários:

Luci on 18 de abril de 2012 09:26 disse...

olha. vou ver pra depois comentar, mas qto ao sarney, a colheita dele tá só começando...
bj

on 18 de abril de 2012 11:04 disse...

Gosto do estilo do Danilo. Concordo que seja uma nova geração surgindo, desafiando o politicamente correto e, às vezes, exagerando nas piadas.
Quanto ao meu livro, pode ser encontrado no endereço virtual: http://perse.doneit.com.br/Paginas/DetalhesLivro.aspx?ItemID=1229
Outros blogueiros também demonstraram interesse em comprar o livro, por isso depois podemos negociar um preço promocional.
Abraços!

Souza disse...

O Danilo é o nosso Jay Leno, mesmo precisando aprender ainda algumas coisas como apresentador. Como comediante, ele está prontinho! Besteira essa coisa toda em cima do "politicamente incorreto": Danilo é realmente mais leve, mas mesmo os "pesados" como o Rafinha não merecem tanta perseguição! O humor sempre brincou com estereótipos e preconceitos e quando a piada não funciona simplesmente não se ri! Parabéns pelo ótimo texto! Vamos ver se o Gentilli comenta!

cineboy on 18 de abril de 2012 15:14 disse...

O filtro do tempo dirá quem será o bom e o mal comediante-humorista. O tempo filtrará o talento do puro polemista. Polemizar é fácil.Ser realmente engraçado e deveras difícil.

Felipe Rocha on 19 de abril de 2012 08:31 disse...

Não tenho mto mais paciência pra esse mundo tão "politicamente correto" não! A frescura hj tá espalhada! Não se brinca mais, não se sacaneia, não se zomba,... pq tudo passa a ser bullying, preconceito,... Como diz um amigo meu, esse mundo tá muito "viadinho"!!! E concordo! Danilo e Rafinha são dois grandes humoristas!!! Acho impressionante o talento deles... e como tb acho de alguns POUCOS outros...

Salve o stand-up!

Fato é q enquanto houver essa galera hipócrita por aí, tentarão cada vez mais incorporar a censura novamente..

Parabén pelo texto meu amigo!

Abraçãoo

Jandira Rosa disse...

Demos bastante risada, né momô? Isto é o que importa! E é isso que deixa qualquer humorista, ainda mais de stand up, feliz e satisfeito com seu trabalho. Excelente o Danilo!! (mesmo achincalhando a própria mãe... tadinha) Gostei muito!! Que São Luís sempre receba esse tipo de show!! E como não poderia deixar de ser: texto maravilhoso! Beijo grande. E no próximo, vamos de novo? hehe

Gilberto Carlos on 19 de abril de 2012 14:13 disse...

Não sou fã de Danilo Gentili, mas tenho uma amiga que o adora.

Quanto ao Morcegos, tomara que ele não pare de "voar" sobre a rede.

Abraços.

Игорь on 21 de abril de 2012 11:57 disse...

OLá Dilberto, esse tipode humor é bem interessante, especialmente quando se vive num revival da era victoriana ...


abraços e bom fim de semana !

 

Google+ Followers

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web AnalyticsBlogBlogs Join My Community at MyBloglog!Personal Blogs - BlogCatalog Blog Directory

Outras cavernas

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran