sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006




SEMANA ESPECIAL CARNAVAL


A não ser por alguns arroubos na juventude, pelos bailes da vida entre os meus 14 e 18 anos, nunca fui de folia. Mas o carnaval guarda consigo uma poesia e assim sempre se me revelou, desde que me entendo por gente... Fosse pelo filme Orfeu Negro, pelas marchinhas de Braguinha ou pelas músicas de Tom, Vinícius e companhia, pelo mito do Pierrot apaixonado, pelos amores varridos pela volúpia da folia ou pelas paixões nascidas enganadas pela "noite de três dias", esta festa grandiosa sempre me atraiu como espectador... E meus poemas estão aí para dizer isso...


Carnaval Atemporal

Domingo atemporal
De velhos carnavais:
Silêncio na ressaca
Do povo que se guarda
Pra quando a noite chegar,
Quando a banda passar
E a cachaça fazer tremer...

Da carne trêmula exposta
Que balança e sacode e se contorce
E se apodrece ao sol que racha
Ao meio dia
Resta a maisena e o perfume barato
Na pele molhada do sexo,
Do samba, do suor e da cerveja...

Amanhece e anoitece
Que o carnaval já vai acabar:
Adeus à tua boca e ao teu corpo
Que conheci ainda há pouco
No sangue deixado pra trás,
Em cada paralelepípedo arrepiado
Da velha cidade a cantar...

Fofão, folião, língua adentro
E o torpor não me faz descansar
Diante de ti, nua e coberta
Da fantasia da já quase morta folia
No corpo que vacila e se rescinde
À beira da quarta madrugada que anuncia
A cinza de nossos doces infinitos...

Tudo acabado entre nós
Cada qual acabado a sós
- Mas jogo água por cima
Lavo tudo com a língua,
Limpo os pratos das orgias,
Recrio a rima da minha folia
E estico minha sina pra depois...



Sempre Chove nos Carnavais

Sempre chove nos carnavais
Lágrimas temporais
Escorrem.

E um grito abafado
Na lama
É pisado por algum folião distraído.

(Dilberto Lima Rosa, À beira do derradeiro solstício, 2005)

Amigos & Leitores

 

Google+ Followers

+ voam pra cá

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Quem linkou

Twingly Blog Search http://osmorcegos.blogspot.com/ Search results for “http://osmorcegos.blogspot.com/”
eXTReMe Tracker
Clicky Web AnalyticsBlogBlogs Join My Community at MyBloglog!Personal Blogs - BlogCatalog Blog Directory

Outras cavernas

luzdeluma st Code is Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran